SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Países da Europa suspendem vacinação com AstraZeneca/Oxford

15/03/2021

Compartilhar



 Segundo a agência AFP, A Alemanha está suspendendo o uso da vacina contra a covid-19 do laboratório anglo-sueco AstraZeneca "como medida preventiva" após a notificação de efeitos colaterais, anunciou o Ministério da Saúde nesta segunda-feira.

O Instituto Médico Paul-Ehrlich, que assessora o governo, "acredita que outros exames (são) necessários" após a formação de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas na Europa, afirmou um porta-voz do ministério, enquanto vários países já tomaram tal medida.

Esta decisão ocorreu "após novas informações sobre trombose das veias cerebrais vinculadas à vacinação na Alemanha e Europa", de acordo com a mesma fonte.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) "decidirá se essas novas constatações (desses efeitos colaterais) vão repercutir na autorização da vacina", acrescentou o porta-voz.

Há uma semana, vários países suspenderam a vacinação da AstraZeneca após constatarem sérios problemas sanguíneos em alguns vacinados.

A Áustria foi o primeiro, suspendendo um lote de vacinas em 8 de março por causa da morte de uma enfermeira que recebeu uma dose da AstraZeneca. A mulher, de 49 anos, morreu por uma má coagulação sanguínea.

Depois, outros países - entre eles a Itália - suspenderam alguns lotes isolados. Vários países escandinavos (Dinamarca, Noruega e Islândia) foram mais longe e suspenderam todas as vacinas da AstraZeneca, seguidos pela Holanda no domingo.

A vacina da AstraZeneca é uma das três usadas na Alemanha, enquanto uma quarta - a da Johnson & Johnson - já recebeu a aprovação das autoridades europeias e será distribuída entre meados e final de abril, de acordo com o ministro da Saúde.

Seguindo os passos de vários outros países europeus em meio a preocupações com possíveis efeitos colaterais graves, Portugal também suspende, a partir de hoje, aplicação da vacina AstraZeneca em território português, informa a agência Reuters. .

Anteriormente, Espanha, França, Alemanha e Itália juntaram-se a Dinamarca, Noruega e outros na suspensão do uso da vacina após relatos de coágulos sanguíneos em alguns pacientes que tomaram a vacina.

No Brasil, fabricada em conjunto com a Fiocruz, segue sendo aplicada normalmente.

 

 

 



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br