SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



São José do Rio Pardo inaugura o primeiro IMVL do país e avança na causa animal

28/07/2021

Compartilhar



No final da manhã de hoje São José do Rio Pardo inaugurou o primeiro Instituto Médico Veterinário Legal do país. Um marco no avanço à causa animal. Estiveram presentes na inauguração várias autoridades de toda a região.

A proteção animal vem se intensificando após o advento das redes sociais, e culminou com a lei federal 14.064/2020 que alterou a lei 9.605/1998 prevendo mais dura punição para maus tratos a cães e gatos.

O IMVL é fundamental para que a lei tenha efetividade, atuando como os Institutos Médicos Legais humanos, expedindo laudos para a polícia judiciária conseguir materializar delitos de maus tratos e, finalmente, levar culpados às barras da justiça para que respondam por seus atos.

Mas não só isso. Observe-se que cidades como Caconde e Tapiratiba já detectaram casos de raiva animal em área rural, o que indica necessidade de intensificação de vacina e cuidados com animais domésticos em área urbana. 

Após discurso do deputado Murilo Félix, autor da emenda parlamentar que destinou verbas liberadas pelo governador João Dória no orçamento do estado de São Paulo e do vereador Rafael Kocian, o prefeito Márcio Callegari Zanetti falou agradecendo a todos e dizendo ser "uma satisfaçãomuito grande recebê-los para inauguração do primeiro IMVL do país". Segundo o prefeito, "as histórias pessoais de cada um vão se encontrando" até que se mature momentos como este, de avanço na causa de proteção animal que, segundo o prefeito, foi uma de suas bandeiras de campanha. 

Destacou-se ainda a presença do prefeito de Tapiratiba, Ramon Jesus, do vice-prefeito de Casa Branca, Dusão, e de vereadores de cidades vizinhas.

Notou-se a injustificada ausência dos vereadores Toco Quessada e Henrique Torres, o primeiro que elegeu-se com a bandeira da causa animal e chegou a manifestar-se publicamente contra a instalação do IMVL, ainda que temporariamente, na Ilha de São Pedro, e Henrique Torres, que tem feito da questão do uso da Ilha de São Pedro parte de seus discursos na Câmara Municipal. O Jornal de sua família chegou a divulgar uma montagem "fake" da Ilha com uma placa por eles editada digitalmente, como se lá estivesse instalada. Abaixo a foto real, instalada hoje, da placa no local.  Até o dia 26 de julho o local estava sem placa alguma, como se vê na imagem ao término de mátéria publicada pelo DEMOCRATA que pode ser lida AQUI.

Na edição impressa de sábado do DEMOCRATA, leia matéria completa.

 

 



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br