SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



O 7 de setembro que não acabou

12/10/2021

Compartilhar



Após décadas sob a égide de um governo militar e com liberdades fundamentais inexistentes por conta do Ato Institucional número 5, vivemos tempos de reabertura democrática.

Após anos sob o látego de um processo inflacionário que corroía nossas economias e nosso dinheiro, mais do que dia a dia, minuto a minuto, vivemos sob o Plano Real o começo de uma estabilidade econômica que durou até agora.

Em um brasil analfabeto, Paulo Freire desenvolveu um método de alfabetização para adultos que permitiu a milhares de brasileiros aprender a ler, incluindo-os neste mundo moderno.

Um brasileiro, Oswaldo Cruz, médico sanitarista, foi fundamental para o enfrentamento à doenças epidêmicas e para o desenvolvimento das vacinas e da vacinação.

Tudo isso aconteceu em período de tempo muito curto, se pensarmos em termos de história da humanidade: pouco mais de 500 anos.

Mesmo assim, apesar de tudo isso, encontramos brasileiros que defendem uma revolução militar, com supressão de órgãos judiciários e de garantias constitucionais. Paradoxalmente, os críticos mais histriônicos das liberdades, que fazem uso da liberdade para se manifestar de forma crítica, defendem o fim destas liberdades.

E brasileiros vem defendendo uma política econômica que está causando um novo processo inflacionário após décadas de estabilidade econômica. Agora, neste governo, é quando os brasileiros menos consumiram carne vermelha nos últimos 26 anos.

Em um Brasil que viu gerações aprenderem a ler com Paulo Freire, que lê mas que - por motivos ainda não totalmente esclarecidos pela ciência - não consegue interpretar textos, milhares criticam Paulo Freire (sem sequer conhecer seu método ou saber qualquer fato a respeito de sua vida) e defendem, com o apoio do próprio presidente da república, o direito a espalhar notícias falsas.

Em um Brasil que desenvolveu vacinas e que conseguiu erradicar doenças com campanhas de vacinação, milhares de pessoas se colocam, sem qualquer razão lógica, contra vacinas. Recusam-se vacinar e trabalham para outros não se vacinem, em plena pandemia de Covid-19.

O que querem os brasileiros que foram às ruas no último 7 de setembro?

Vivemos dias de um progresso tecnológico nunca antes visto na história conhecida da humanidade.

Temos em mãos condições de nos comunicar com todo o mundo, sem figura de linguagem, e de receber comunicação de todo o mundo, salvo talvez os países comunistas como China e Coreia do Norte.

Ainda assim, mesmo assim, uma enorme quantidade de brasileiros refuta a ciência, refuta a lógica, se coloca contra nomes de ideias ou conceitos nominais de ideais que sequer compreendem. Pedem um governo militar, sem liberdades.

Se colocam contra vacinas e contra a vacinação, repise-se, em plena pandemia.

Mesmo com fatos claramente indicando uma realidade, insistem em defender, de forma absurda, mentiras, ilusões e fake news sem qualquer nexo com a realidade objetiva.

Assistir Cristãos confessos odiando outros e expressando esse ódio em nome de Cristo é um episódio particularmente bizarro de tudo isso. O 7 de setembro de 2021 não acabou. Somente mostrou um problema de solução tão complexa quanto a compreensão de suas causas.
 



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br