SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Pe. Luis Fernando da Silva, coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese SJBV

18/10/2021

Compartilhar



DEMOCRATA conversou com o Pe. Luis Fernando da Silva, coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de São João da Boa Vista, sobre a conduta do deputado bolsonarista e esse ódio crescente que tem sido disseminado por meio das redes sociais.

O Pe. Luis Fernando da Silva é um homem de Deus, comprometido com a fé e com a igreja, e suas palavras são muito ponderadas:

DEMOCRATA: Esse ódio em geral que vemos na política, por vezes contra gente que nem está envolvida ou engajada, ódio contra negros, contra mulheres, contra gays e, agora, contra a igreja. Como lidamos, como católicos, com esse tipo de coisa?

Pe. Luis Fernando da Silva: A razão de existir da Igreja é seguir um dos máximos imperativos de Jesus que é a promoção da vida. Em todos os tempos é possível identificar categorias de pessoas que sofrem exclusão social ou estão as maceradas pelo sofrimento. A missão da Igreja, iluminada pela ética da promoção da vida, é se colocar ao lado de todos os sofrem principalmente dos mais pobres. Entendo que a Política sendo um serviço que existe para promover o bem comum também tenha uma missão similar. A boa política busca o bem dos cidadãos e a equidade dos direitos sociais. Quando os agentes políticos, em nome de ideologias, desconsideram um grupo de pessoas, esses agentes políticos estão se opondo a Constituição, que reza que todos são iguais perante a lei. Não é a primeira vez que a Igreja está sendo objeto de ódio. No atual contexto os ataques que a Igreja está sofrendo desrespeita a liberdade de expressão e de culto e ao mesmo tempo reforça na própria Instituição um renovar do seu compromisso de se colocar ao lado dos mais vulneráveis.

DEMOCRATA:  Qual a posição da Diocese sobre a fala do Deputado Estadual Frederico Dávila, do PSL?

Pe. Luis Fernando da Silva:A Diocese de São João da Boa Vista, é parte integrante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O ataque procedido por S.Exa. Deputado Frederico DÁvila em uso de suas atribuições no plenário da Câmara Legilativa, são no mínimo desrespeitosos, para não dizer criminosos. A nossa Diocese se solidariza com Dom Orlande Brandes, Arcebispo de Aparecida, com o Papa Francisco e com a Presidência da CNBB e repudia veementemente a fala do Deputado Dávila.  A CNBB é uma instituição de décadas, muito respeitada no Brasil por sua luta por justiça social. Com orgulho digo que já tive honra de servir essa Instituição, na qualidade de assessor. Com toda a certeza, a fala do supra citado Deputado não condiz com aquilo que a CNBB é e representa na história do nosso país.

DEMOCRATA: Como padre, pastor de um rebanho, qual seu ensinamento, suas palavras para os católicos que sentem-se imersos em ódio ou raiva ao ouvir as ofensas rogadas pelo deputado? Como proceder?

Pe. Luis Fernando da Silva:  Diria duas palavras misericórdia e justiça. Como seguidores de Jesus de Nazaré somos chamados a um comportamento de misericórdia com todo o ser humano, mesmo com aquele que nos ofende. Contudo, um desdobramento da misericórdia é a justiça, o Deputado DÁvila ao ser conhecedor das suas atribuições como parlamentar deveria saber da necessidade de decoro ao usar de sua palavra na Casa Legislativa, ao faltar com esse grave dever, deve ser responsabilizado, para satisfação dos danos causados com tão irresponsável posicionamento.  

Quem é Padre Luis Fernando da Silva?

  • Presbítero da Diocese de São João da Boa Vista. Ordenando em dezembro de 2015.
  • Graduado em Filosofia pelo Instituto Coração de Maria, bacharel em Teologia pela PUC- Campinas, especialista em acompanhamento espiritual pela Universidade Salesiana e mestrando em teologia sistemática pela PUC- PR.
  • Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil exerceu as seguintes funções: Diretor Editorial da Edições CNBB e membro do Conselho Diretor das Edições; Secretário Executivo para a Campanha da Fraternidade; Secretário Executivo para a Campanha da Evangelização; Membro diretor do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade; membro do Conselho Nacional de Editores de subsídios litúrgicos; membro do Grupo de Trabalho dos Editores Católicos junto a Associação Nacional de Escolas Católicas ; Procurador das contas bancárias da CNBB.
  • Atualmente é Vigário Paroquial, Coordenador Diocesano de Pastoral e membro do Conselho de Presbíteros.
  • Formador de Pastoral na etapa do Discipulado do Seminário Coração de Maria e diretor espiritual da etapa da Configuração no Seminário São João Maria Vianney em Brodowski-SP.
  • Na CNBB é membro da Comissão preparatória dos 50 anos da Campanha da Fraternidade e Relator das Diretrizes Nacionais para a Proteção da Criança e Adolescente.
  • Professor de Metafísica e Eclesiologia no INTEFISA de Mococa-SP.



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br