SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34

Value investing: conheça a estratégia utilizada pelos maiores investidores do mundo

12/11/2020 - Thamir Marin

Value investing é uma estratégia de investimento que aposta no potencial de valor das empresas a longo prazo, e não em seu preço de mercado atual, nem seu volume de transações na bolsa.

Em resumo, quem aplica o conceito de value investing não “segue a manada”. O investidor de valor procura investir em empresas das quais ele gosta e confia. O investidor passa a fazer parte daquele negócio, investindo e lucrando com o seu crescimento. Quando utilizado da forma correta, o value investing entrega resultados superiores, quando comparado à outras estratégias.

Não é à toa que investidores com maior capital sejam adeptos dessa prática.

Significado de value investing
Se traduzido literalmente, value investing seria “investimento em valor”.

O conceito do termo é exatamente isso: você investe no valor potencial de um negócio, compra ações em baixa e espera lucrar com o desenvolvimento da empresa, a longo prazo. Mas o que isso significa? Em resumo, significa que você acredita no potencial de crescimento de uma empresa, não em seus papéis.
No value investing, você não procura rentabilidade com as transações de compra e venda. Você busca aumentar seu capital por participar, como acionista, das conquistas das empresas nas quais você acreditou.


Fórmula de value investing
Não existe fórmula mágica para calcular o valor potencial de uma empresa. Mas existem formas de analisar o mercado e encontrar as que apresentam grandes chances de evoluir com o tempo.


O value investing se baseia em 4 princípios simples, que devem ser considerados na hora de escolher em quais ações investir.
São eles:


Querer pertencer: você deve buscar empresas em que acredita, a ponto de desejar ser um sócio de fato, por um longo período.

Confiar: você aceitaria ser sócio da empresa de um amigo, mesmo sem gostar do produto oferecido por ela? Ou, talvez, se não considerasse que essa empresa apresente uma vantagem competitiva? Confiar, gostar e entender o mercado, produto e marca é fundamental. Lembre-se que a ideia é “CASAR” com aquelas ações.

Analisar: usando critérios de análise fundamentalista, você pode buscar empresas que estejam com suas ações depreciadas. Ou seja, valendo menos do que deveriam.

Manter a calma: empresas sofrem altas e baixas, e isso é absolutamente normal. Não dá para se desesperar: acredite em sua estratégia e confie em sua análise. Aproveite os momentos críticos para encontrar novas oportunidades, e mantenha a calma nos momentos positivos para não tomar decisões precipitadas.

O exemplo de Warren Buffet
A empresa de Warren Buffet, o investidor de valor mais famoso do mundo, comprou uma quantidade significativa de ações da Coca-Cola. O motivo? Buffet gosta muito de Coca-Cola e acredita que as pessoas sempre vão continuar consumindo a bebida.

Ele não está errado.

Este é um ótimo exemplo de como o value investing tem valores intrínsecos na análise: o investidor de valor precisa se identificar de alguma forma com a empresa para entender e avaliar seu potencial no futuro.

Imagine que você estivesse ao lado de Steve Jobs quando a Apple iniciou. Se, na época, você tivesse acreditado no negócio e investido nele, hoje você seria dono de um capital invejável. Por ter um olhar estratégico sobretudo no valor do negócio, e não no preço da ação, é que os investidores de valor conseguem

ampliar seu capital de forma incomparável.

Riscos do value investing
O retorno a longo prazo e a incerteza do futuro são riscos que o investidor precisa estar disposto a correr.

A estratégia depende muito da percepção e comportamento do investidor. Isso porque exige análise, paciência e sangue frio. Outro ponto importante é o fator tempo. Investir usando o valor da empresa como método de seleção das ações, é assumir um compromisso a longo prazo. E sabemos que investimentos são imprevisíveis, certo? Portanto, os pontos de atenção têm a ver com a metodologia de análise, a confiança do investidor nas empresas e seus objetivos em relação ao dinheiro.

Por inúmeros motivos, você pode acreditar no potencial de uma empresa e ela, simplesmente, não apresentar um bom desempenho. Seja por uma má gestão, seja pela volatilidade do mercado, a verdade é que qualquer negócio está sujeito ao fracasso. A incerteza sobre o futuro oferece riscos reais aos investidores.
Mas esse é um risco oferecido por praticamente todos os produtos financeiros de renda variável, certo?

Então, se você tem uma estratégia consistente e confia na sua visão empreendedora, vá em frente.

Publicado originalmente na edição impressa número 1641 de 7 de novembro de 2020 

Thamir Marin: Formado em Economia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), trabalhou como analista de valores mobiliários pela Enfoque Informações Financeiras e como assessor credenciado a XP Investimentos. Atualmente trabalha como assessor de investimentos credenciado a corretora do Banco Safra e é sócio do escritório Öküs Capital Investimentos. Contato (19) 9.9195-7220.


Mais artigos de Thamir Marin

Mais notícias

Mais notícias…

Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais