SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34

Lentes de contato dentais

20/11/2020 - Marcelo Nogueira Russo

Hoje existem muitas maneiras de deixar o seu sorriso mais bonito. Além do clareamento dental, que deixam os dentes mais brancos e radiantes, também contamos com outros procedimentos como as lentes de contato dentais, que dão um upgrade na aparência do seu sorriso que é seu cartão de visitas.
O QUE SÃO LENTES DE CONTATO DENTAIS?


As lentes de contato, como são popularmente conhecidas, são facetas de cerâmicas ultrafinas. Elas possuem de 0,3 a 0,5 milímetros, o que possibilita um mínimo preparo dental, conservando ainda mais a estrutura do dente. Esses preparos são os desgastes dos dentes, que podem variar entre 0,2 a 1,5 milímetros, dependendo de cada caso.


QUAL É A FUNÇÃO DAS LENTES DE CONTATO DENTAIS?

A principal função dessas lentes é dar um novo formato aos dentes. O método pode reparar defeitos de coloração e corrigir defeitos de múltiplos dentes. Alguns exemplos: Curvas de sorriso invertida, corredor bucal amplo, diastemas, dentes curtos, dentes amarelados, dentes manchados.


QUAIS OS BENEFÍCIOS DAS LENTES DE CONTATO DENTAIS?

-Rapidez de tratamento, que leva, em média, três consultas;
- O material das facetas é resistente aos pigmentos da alimentação;
- Dão um novo formato aos dentes;
- Baixa manutenção, até por que a porcelana não altera a cor.


QUANTO TEMPO DURA AS LENTES DE CONTATO DENTAIS?

O tempo de vida útil das lentes pode ser de até 15 anos. Entretanto, vale ressaltar que o tempo é muito relativo, já que depende de alguns fatores que variam de paciente para paciente. Isso significa que não adianta investir na técnica e deixar de lado uma higiene bucal adequada e ter péssimos hábitos alimentares. Essas atitudes podem diminuir o tempo útil da lente, porque apesar de serem feitas com material resistente, a cooperação do paciente é imprescindível.


TODO PACIENTE PODE USAR LENTES DE CONTATO DENTAIS?
Não. É preciso analisar cada caso para recorrer às lentes de contatos dentais. As principais contraindicações são:
Dentes com grande destruição, dentes com restaurações extensas, lesões cariosas, pacientes que apresentam problemas periodontais, pacientes com higiene bucal ruim, pacientes com bruxismo severo (range dos dentes à noite) ou briquismo (apertamento dos dentes durante o dia).


A HIGIENE BUCAL MUDA COM AS LENTES DE CONTATO DENTAIS?

Não muda nada. Você só precisa seguir uma boa rotina de limpeza após todas as refeições. Basta usar uma boa escova de dentes, um creme dental com flúor, passar o fio dental e finalizar com um enxaguante para manter um hálito bem refrescante. Esse cuidado é essencial para manter uma vida longa e útil das lentes de contato.
 



Mais artigos de Marcelo Nogueira Russo

Mais notícias

Mais notícias…

Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais