SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34

Tempo é dinheiro?

20/11/2020 - Thamir Marin

Quase todo mundo já ouviu aquela frase: “tempo é dinheiro”. Mas será que é isso mesmo? Ou melhor, quando é que tempo é dinheiro?


Bom, quem trabalha de alguma forma está trocando o seu tempo por dinheiro. Então, faz sentido dizer que vendemos nosso tempo para ter dinheiro. É como se assinássemos uma espécie de “contrato de tempo”. Mesmo quem tem seu próprio negócio assina um contrato de tempo pois no fim do dia é o seu tempo dedicado àquela específica atividade, em troca de dinheiro.


Ah, mas não é apenas dinheiro, claro. Queremos ser úteis, produtivos, qualificados e, principalmente, reconhecidos e valorizados.


Porém, em um mundo cada vez mais “express” e com múltiplos canais de comunicação, percebo que as pessoas se sentem cada vez mais inundadas de demandas para responderem o WhatsApp, os e-mails, as mensagens nas redes sociais. Parece que tudo é para ontem e tudo é importante. Será? O que é urgente de verdade? Cuidado, pois se você não se atentar a isso, poderá passar o dia colocando as pressas dos outros antes de si mesmo, e isso contribuirá gradativamente para o aumento da sua ansiedade.


Nesses anos trabalhando na área financeira percebo que um caminho errado que as pessoas se colocam é o da “armadilha do padrão de vida”. É simples e funciona assim: o salário vai aumentando com o passar do tempo e o padrão de vida vai acompanhando essa melhoria. Aumentam os custos junto com os rendimentos e poucas pessoas se preocupam com o longo prazo.


As responsabilidades financeiras que as pessoas vão assumindo ao longo da vida são as principais razões que as levam a se atolar de coisas para fazer, e o medo de não conseguir pagar as contas acaba causando uma montanha de estresse e ansiedade. E fica ainda pior quando isso atrapalha o sono. Noites mal dormidas se transformam em dias mal vividos.


E aí, como já ouvimos que “tempo é dinheiro”, acabamos nos culpando quando não estamos fazendo nada. Parece ruim e até proibido não produzir ou consumir algo.
Muita gente já pensou e até disse que precisa de 2 ou 3 empregos, que não pode parar. Nessa prisão do “preciso” nós esquecemos de pensar que nem sempre tempo é dinheiro. Se você só pensar em ganhar, você não terá tempo nem saúde para usufruir do que produz. Ou ainda pior: você pode gastar de forma impulsiva, buscando compensar seu cansaço com mais bens materiais. Bens que podem ficar no armário.


Para saber quando tempo é dinheiro você vai precisar pensar em suas trocas intertemporais. Você vai precisar ouvir o seu corpo e aceitar que tem hora para tudo. Troca intertemporal é quando o presente e o futuro passam a negociar. E nós fazemos isso o tempo inteiro. As respostas dessas negociações terão impacto direto no seu dia a dia, no seu humor e na sua produtividade.


O tempo não está passando mais rápido, nós é que estamos fazendo mais coisas dentro dessas 24 horas. E um dos caminhos que você pode percorrer para melhorar sua relação com o seu tempo é melhorar sua relação com o dinheiro. Com educação financeira você planeja seu futuro e organiza suas finanças. Com educação financeira você equilibra o papel do dinheiro na sua vida e, em consequência, como vai usar o seu tempo.


Isso determina se você vai continuar correndo de um lado para o outro ou se poderá caminhar e apreciar a vida que tem. Saber e reconhecer isso é libertador, principalmente quando você tomar consciência dos benefícios de uma agenda equilibrada. Sim, nós queremos ser úteis e produtivos, mas o excesso de tarefas e atividades é tão ruim quanto a falta delas, assim como a falta de tempo pode ser tão angustiante quanto o excesso de tempo.

 

Thamir Marin: Formado em Economia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), trabalhou como analista de valores mobiliários pela Enfoque Informações Financeiras e como assessor credenciado a XP Investimentos. Atualmente trabalha como assessor de investimentos credenciado a corretora do Banco Safra e é sócio do escritório Öküs Capital Investimentos. Contato (19) 9.9195-7220.


Mais artigos de Thamir Marin

Mais notícias

Mais notícias…

Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais