SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34

Sinusite pode causar dor de dente?

03/12/2020 - Marcelo Nogueira Russo

 Que o frio e as baixas temperaturas podem afetar a saúde bucal não é novidade para ninguém. Entre os problemas mais comuns está a dor de dente. Mas, ao contrário do que muitos pensam, muita das vezes esse incômodo pode ser causado por outro quadro: a sinusite.
SINUSITE PODE CAUSAR DOR DE DENTE?


Bastante comum durante o inverno, a sinusite pode ser a grande responsável pela sensação de dor de dente, o sintoma é comum nos quadros de sinusite não odontogênica. A inflamação que se desenvolve nos seios paranasais desencadeia a congestão local e o aumento de pressão tecidual, fatores que resultam em dor, não apenas em um, mas um grupo de dentes superiores, devido à proximidade destes seios com a maxila. Em casos agudos, o sintoma pode durar menos de 12 semanas, enquanto nos casos crônicos as dores podem persistir por mais tempo. Já nos quadros de sinusite odontogênica, a dor de dente não é um sintoma comum, mas pode ocorrer devido aos problemas bucais existentes, como infecções endodônticas e as doenças periodontais.


POR QUE ESSE SINTOMA É MAIS FREQUENTE NO INVERNO?
A razão para o aumento dos quadros de sinusite e, consequentemente, das dores de dente durante o inverno é bem simples. Acontece que, durante a estação, alguns fatores, como poluição, variações de temperatura, clima seco e tempo chuvoso contribuem para o desenvolvimento do processo inflamatório devido à irritação da mucosa dos seios paranasais. As variações climáticas influenciam o desenvolvimento da sinusite porque o tempo frio, para muitas pessoas, é um gatilho para crises alérgicas Quando não tratado, o quadro do paciente pode evoluir para a sinusite, também chamada de rinossinusite. Nesse caso, além das dores nos dentes, outros sintomas como mau hálito, produção de secreção nasal, sensação de pressão na cabeça, febre e obstrução nasal tendem a surgir.


ALGUNS CUIDADOS PARA AMENIZAR A DOR DE DENTE NO INVERNO

Seja nos dias quentes ou frios, uma coisa é certa: ninguém gosta de sentir o desconforto da dor de dente. Por isso, é comum que pacientes com esse quadro procurem uma maneira de aliviá-lo rapidamente. Nesse caso, é importante procurar um profissional qualificado para diagnosticar a causa dela e escolher o tratamento ideal para você. Geralmente os tratamentos seguem condutas apropriadas ao tipo de sinusite, que podem ser abordagens medicamentosas, descongestionantes, de alívio dos sintomas e até cirúrgicas. No caso das sinusites odontogênicas, o tratamento das infecções que afetam dentes, gengivas e tecidos vizinhos são fundamentais para curar o quadro de sinusite.



Mais artigos de Marcelo Nogueira Russo

Mais notícias

Mais notícias…

Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais