SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34

Entenda os conceitos de rentabilidade nos investimentos Parte II

19/12/2020 - Thamir Marin

Diferença entre rentabilidade e liquidez

Outro conceito que pode ser confundido com rentabilidade é a liquidez.


A liquidez representa a facilidade que o investidor tem em resgatar o valor investido, ou converter seu bem em dinheiro. Por exemplo, investimentos em imóveis, possuem liquidez baixa. Isso porque é investimento que leva um longo período para transformar investimentos em dinheiro. Para resgatá-los, primeiro é preciso vendê-los.


Nesse exemplo, o investimento em imóveis tem liquidez baixa e é diferente de outros produtos de investimento, como dólar e ações, por exemplo. Estes são produtos mais fáceis de vender e apresentam mais liquidez.


Assim, quanto mais rápido você conseguir transformar um ativo em dinheiro (e com menos prejuízo), mais alta será a liquidez desse ativo.
Mas atenção: a liquidez nunca terá relação com o valor da operação.


Qual a relação de liquidez com rentabilidade
Se você possui um produto de investimento com vencimento para 5 anos e deseja resgatar o valor antecipadamente, sua rentabilidade será menor que a apresentada inicialmente.


Além disso, o resgate também pode sofrer com cobranças de multas ou outras taxas não previstas.
Por isso, é importante sempre lembrar que a re

ntabilidade prevista no ato da negociação considera o prazo mínimo para resgate oferecido. Preste atenção nessas informações para evitar prejuízos futuros.
É fundamental que os investimentos escolhidos sejam aderentes ao seu perfil de investidor e objetivos a curto, médio e longo prazo.
Como calcular a rentabilidade de um investimento


Ao calcular a rentabilidade, considere fatores como impostos, taxas, riscos, liquidez e inflação.


Agora que você já conhece todos os conceitos relacionados e as diferenças entre eles, vamos aprender como calcular a rentabilidade de um investimento.
Dessa forma, será possível considerar produtos financeiros que melhor atendem às suas expectativas.


Para fazer o cálculo, considere: Riscos; liquidez; taxas administrativas e operacionais; impostos aplicados sobre o rendimento; inflação.


Produtos como ações ou outros investimentos de renda variável apresentam rentabilidade imprevisível. Isso porque variam de acordo com o aumento ou a queda de cada papel negociado.


Essa volatilidade do mercado também aumenta consideravelmente o risco dessa operação. Por isso, não são investimentos recomendados para quem precisa de liquidez alta ou quem deseja aumentar seu patrimônio de forma gradual e à longo prazo, sem prejuízos.
Se você tem um perfil mais conservador, ou está procurando fazer uma reserva de emergência, busque investimentos rentáveis, porém mais seguros, como os de renda fixa.


Outros exemplos são: Tesouro Direto; CDB; LCI ou LCA; Fundos de investimento de renda fixa.


A poupança não é uma boa opção de investimento, pois normalmente, sua rentabilidade é bastante próxima ou até abaixo da inflação.


Desse modo, você não consegue aumentar seu patrimônio já que estará apenas compensando os efeitos da inflação.


Então, para calcular quanto seu investimento rendeu, considere a seguinte fórmula:
Rentabilidade = Rendimento descontado impostos e inflação x 100 ÷ Valor Investido


A rentabilidade de um investimento pode ser comparada com indicadores de referência, como o CDI ou o Ibovespa.


Conclusão

Conhecer a rentabilidade prevista auxilia na tomada de decisão sobre o produto financeiro ideal para cada perfil de investidor.
É um importante conceito para quem deseja investir. Conhecer a rentabilidade prevista de um investimento, poderá orientar na hora de escolher o produto ideal para você.
Não esqueça de considerar também aspectos como risco, liquidez e custos operacionais. Tudo deve ser devidamente alinhado ao seu perfil e aos seus objetivos. 

Thamir Marin: Formado em Economia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), trabalhou como analista de valores mobiliários pela Enfoque Informações Financeiras e como assessor credenciado a XP Investimentos. Atualmente trabalha como assessor de investimentos credenciado a corretora do Banco Safra e é sócio do escritório Öküs Capital Investimentos. Contato (19) 9.9195-7220.


Mais artigos de Thamir Marin

Mais notícias

Mais notícias…

Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais