SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34

Narcisistas e hoovering

24/12/2020 - Maria Betânia dos Santos Chaves

Hoovering é uma tática de abuso frequentemente usada por pessoas com transtornos de personalidade narcisistas, limítrofes e antissociais. A tática tem esse nome por causa do aspirador de pó Hoover, aspirar é basicamente uma maneira de “sugar” uma pessoa de volta a um relacionamento abusivo.
Hoovering é normalmente feito após um longo período sem contato entre a vítima e o agressor. Na tentativa de recuperar o controle sobre suas vítimas, abusadores usarão táticas de manipulação que visam os pontos fracos e vulnerabilidades emocionais de suas vítimas. Se forem bem-sucedidos, o agressor hoovering usará sua vítima até que ela fique entediada e o descarte mais uma vez.


Vamos dar uma olhada em três possíveis cenários de hoovering:

-Amanda terminou com Sérgio há seis meses e cortou todos os contatos. Mas um dia, do nada, ela recebe uma solicitação de contato no Facebook de Sérgio se desculpando por todo o seu comportamento abusivo e que ele quer uma segunda chance porque ainda está “apaixonado” por ela. O coração de Amanda amolece enquanto ela escreve uma resposta, acreditando verdadeiramente que Sérgio “mudou”.

-Bernardo conseguiu escapar de um relacionamento emocionalmente abusivo com seu parceiro Roberto, quase dois anos atrás. Quando ele chega em casa, ele encontra uma luxuosa variedade de flores à sua porta com uma nota que diz “Feliz Dia dos Namorados!” E o número de telefone de Roberto. Bernardo começa a se lembrar de quanto carinho Roberto costumava mostrar a ele no início do relacionamento. Ao se sentir sozinho, Bernardo se convence de que Roberto deve ter amadurecido além de seu comportamento tóxico, e liga para ele.

-Ingrid acabou deixando Alex como uma tentativa desesperada de recuperar o controle de sua vida. Depois de conseguir encontrar consolo por alguns dias devido à sua infidelidade e explosões de raiva, ele começa a aparecer à sua porta. “Você é a única que eu já amei, Ingrid”, lamenta-se Alex. “Quero me casar com você, só queria estar com você. Você é o amor da minha vida, minha alma gêmea”. Depois de experimentar esse comportamento por algumas semanas, Ingrid finalmente abre a porta: “Saia da minha vida!”. Ela grita e começa a chorar. Alex a puxa para um abraço e ela soluça em seu ombro.


Tenha em mente que hoovering não acontece porque a pessoa abusiva te ama ou sentiu sua falta. Essas pessoas não amam.
Ela retornou porque está buscando suprimento narcisista através de você. O reaparecimento é uma forma da pessoa abusiva recuperar o controle sobre você, nem que seja pelo simples prazer de te reconectar a ela.


Não se engane. Essa pessoa não vai mudar. O meu conselho é: pare de alimentar a falsa esperança de que essa pessoa vai reaparecer arrependida e vai mudar. Essa pessoa estará te manipulando e depois tudo voltará ao abuso. A melhor coisa a fazer é o contato zero: cortar qualquer possibilidade de contato com a pessoa abusiva, para não correr o risco de ser tragada de volta ao abuso.


Um narcisista sabe muito bem como manipular e disfarçará seu contato como uma tentativa de buscar reconciliação, perdão, amizade e até amor.

Qual é o sentido de hoovering? Para recuperar uma sensação de controle sobre você. Os narcisistas começam a aspirar quando querem algo de você, como atenção, validação, dinheiro ou sexo. Mas a razão mais profunda pela qual os narcisistas perdem é porque eles são completamente vazios internamente. Eles têm um medo patológico de se sentirem insignificantes, desagradáveis, sozinhos ou sem valor, então fazem o que podem para preencher esse vazio e sustentar sua falsa auto imagem. 

Maria Betânia é bióloga, formada na FEUC e foi conselheira tutelar por mais de cinco anos em São José do Rio Pardo. Escreve sobre direitos humanos.


Mais artigos de Maria Betânia dos Santos Chaves

Mais notícias

Mais notícias…

Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais