SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34

Resiliência

24/12/2020 - Alessandra Pimenta

Resiliência é a capacidade de adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, mantendo a qualidade de vida, sem deixar-se abalar física e emocionalmente. É a habilidade de resistir aos problemas que a vida nos coloca, adaptando-se a estas situações e, ao mesmo tempo, mantendo o foco nos objetivos e conseguindo voltar o estágio emocional anterior do período de estresse ou mudanças. Ser resiliente não é uma virtude e sim uma habilidade, e por mais difícil que pareça, a boa notícia é que ela pode ser treinada!


Conheça 4 características de uma pessoa resiliente:

1. SER FLEXÍVEL:
Flexibilidade é a capacidade de adaptação em diversas situações, inclusive nas adversidades. O controle das emoções e o raciocínio lógico para resolver problemas trazem a capacidade de se adaptar a estas situações e enxergar algo de positivo no problema. Pessoas flexíveis controlam suas emoções e não perdendo o controle em meio aos desafios que a vida lhe apresenta.
Para se tornar uma pessoa flexível tenho cinco dicas para você:
a) Mudar de opinião quando necessário; b)Estar aberto a novas ideias; c)Tirar o foco no pensamento negativo e pensar no que existe de positivo nas situações; d)Perceber que para cada problema existe um aprendizado; e)Praticar a gratidão, agradecendo tudo de bom que acontece durante o dia.

2. TER CLAREZA NA COMUNICAÇÃO
Praticar a comunicação assertiva. Que consiste na capacidade de escutar e entender o que as outras pessoas falam, sabendo passar a informação com clareza.
As pessoas que se comunicam bem escutam e só depois de entenderem o que o outro está transmitindo, formulam sua resposta. Se esforce para realmente ouvir o que a outra pessoa está falando, o que ela quer comunicar a você, e só então formule o que quer comunicar.

3. SABER MANEJAR O ESTRESSE
Pessoas resilientes buscam maneiras de evitar a fadiga emocional e também o desgaste físico. Ter uma boa saúde emocional implica em saber evitar ou diminuir o estresse utilizando recursos para eliminar os sintomas do estresse e recuperar suas forças. As dicas para alcançar isto são:
a) Autoconhecimento: é muito importante para saber o que pode te tirar do seu centro emocional e, assim, evitar ou criar maneiras de encarar qualquer sentimento ruim que pode potencializar o estresse. b) Encontrar um lugar tranquilo: para você se reconectar consigo mesmo, um ambiente onde possa ler, estudar, descansar ou fazer tudo que te deixa em paz.
c) Atividade física: é essencial para evitar ou reduzir estresse e preparar o corpo para uma vida saudável, além de causar um bem estar enorme, com liberação de hormônios do prazer.

4. SABER CONVIVER COM PESSOAS DIFÍCEIS
É importante observar a pessoa que você identifica como difícil e analisar os comportamentos dela, analisando o emocional dessa pessoa e identificando quais são suas crenças e valores, é possível traçar uma estratégia de como lidar com essa pessoa.
Pessoas difíceis geralmente são arrogantes, são mais incisivas, não se importam com o que os outros estão falando e normalmente precisam deixar as pessoas ao seu redor acuadas.


Os resilientes identificam rapidamente a arrogância e os comportamentos agressivos e sabem lidar com isso. Elas não se colocam nessa posição de sentir mais medo do que a pessoa difícil, ou de se sentir acuada. Não acionam a rejeição nelas e sanam suas carências. Deixam-na a par do que está acontecendo para evitar rejeição. Falam mais com elas e ouvem suas ideias para conseguir uma aproximação através das conversas. Conseguindo identificar suas carências, o que causa medo e de que forma se sente rejeitada é possível lidar melhor com esta pessoa.

 

 

Alessandra Pimenta de Souza é psicóloga Clínica, inscrita no CRP 06/137648 e atua com foco na terapia comportamental. Contato: (19) 99291-9886 – Instagran: @alessandrapiment.psi


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