SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34

O perigo da adultização das crianças

24/12/2020 - Josanete Monteiro Gozzo

Hoje percebemos que existe uma forte tendência e influência da sociedade, da mídia e também do comportamento dos pais para adultizar e, consequentemente, erotizar a imagem e o comportamento das crianças.

E é muito importante entendermos que crianças não são mini adultos ou adultos-mirins, por mais óbvio que isso possa parecer, na prática, muitos de nós temos dificuldade em entender isto e acabamos contribuindo e estimulando essa distorção, permitindo que a criança tenha um comportamento de adulto e não o de acordo com o esperado na sua faixa etária, deixando de fazer coisas de criança, falando igual adulto, algumas vezes se vestindo como pessoas maiores de idade e outras tendo que tomar decisões de adultos.

Tem se tornado cada vez mais comum o hábito de vestir crianças, inclusive as mais pequenas, como mini adultos, isso estimula a erotização e pode colocá-las em risco como atração á lascívia e ao assédio de outros adultos.

Outra conduta equivocada é incentivar o namoro entre crianças, mesmo que de brincadeira, isso coloca a criança em um papel próprio do adulto, impróprio para o seu livre desenvolvimento.

Ainda devemos observar outras situações a qual a criança possa participar ou estar fazendo uso e que não condiz com a sua idade, como : Competições, desfiles, maquiagens, roupas, sapatos, cabelos, danças, músicas, páginas em redes sociais, jogos e acesso a conteúdo para adultos.

Como consequencia a criança pode desenvolver sérios problemas de saúde e comportamental. A exemplo podemos citar a depressão infantil e o índice de suicídio entre crianças de 5 a 11 anos que está aumentando assustadoramente.

A Adultização infantil é nociva para a criança, à medida em que atravessa seu processo natural de desenvolvimento e a expõe a experiências com as quais ainda não está preparada para lidar ou mesmo se defender.
 



Mais artigos de Josanete Monteiro Gozzo

Mais notícias

Mais notícias…

Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais