31/12/2020 - Thamir Marin
Se você deseja aumentar seus ganhos, uma boa alternativa é aprender como investir em ações, para diversificar sua carteira.
Os juros mais baixos por mais tempo (a taxa básica de juros, a Selic, está nos registros mais baixos da história no Brasil) e uma agenda doméstica favorável. Apesar de o mercado de ações ser necessariamente focado para os perfis de investidor moderado e agressivo, é possível pensar em Bolsa de Valores de forma conservadora.
Esqueça aqueles mitos retrógrados de que investir em ações é como um cassino ou só para especialistas. Aqui vamos falar como você pode adotar uma boa estratégia na Bolsa correndo menos riscos e tendo boa probabilidade de ganhos expressivos a longo prazo.
O mindset conservador na Bolsa
Basicamente, se você ainda é iniciante o ideal é que comece a sua jornada na Bolsa pensando de forma conservadora. Mas por quê? Mesmo que o preenchimento do questionário de perfil de investidor indique que você tenha um perfil moderado ou agressivo por causa do seu alto apetite ao risco, o recomendado é experimentar e sentir o mercado aos poucos.
Em outras palavras, aqui vai uma provocação: você mergulharia no mar sem ter ideia da região onde está e, consequentemente, sem saber a temperatura da água? Pode ser um choque, assim como mergulhar de cabeça na Bolsa. Colocar de pouco em pouco os pés na água pode fazer você se acostumar sem sofrimentos e grandes emoções.
A mesma lógica se aplica no âmbito do investimento em ações. Conforme você sente o mercado e a oscilação das empresas, naturalmente entenderá como se educar e agir baseando-se sempre nessa experiência gradual e sem nenhum tipo de choque.
Ou seja, a cautela é uma virtude do bom investidor, principalmente do iniciante. Mas como absorver esse mindset conservador e ter boas chances de rendimentos no longo prazo?
Empresas consolidadas: a porta de entrada para os iniciantes
Os pequenos investidores ou iniciantes, que buscam em suas primeiras experiências na Bolsa retornos consistentes e sem grandes oscilações, podem começar por um caminho mais óbvio, porém bastante recomendado: investir em empresas consolidadas.
Contemplando esses quatro quesitos, que formam a consolidação dessas companhias, o investidor pode começar a montar sua carteira de investimentos.
Mas por que então começar com as empresas consolidadas? É muito simples: elas são a zona de conforto necessária para os investidores iniciantes. É muito mais fácil investir em uma empresa que está diariamente no noticiário e que já é conhecida por décadas.
Buy & Hold com bom senso, a fórmula do sucesso a longo prazo
Tendo essas empresas consolidadas no radar, é hora de entender por que pensar a longo prazo. E para isso vamos a um fundamento do mercado financeiro que corrobora com isso.
A estratégia Buy & Hold, difundida pelo icônico guru da Bolsa, Warren Buffet, consiste em manter uma carteira de ações com o foco em longo prazo. Traduzindo do inglês, significa comprar e segurar uma ação, acreditando que ela se valorizará por causa dos projetos e da boa gestão da empresa.
Contudo, há investidores que, na prática, utilizam essa estratégia esquecendo e largando essas ações a longo prazo. E isso, certamente, não é a melhor forma de interpretar e utilizar esse recurso. Buy & Hold deve contar com o bom senso do investidor.
Não dá para comprar uma ação e olhar o quanto ela rendeu depois de cinco anos sem acompanhar o seu movimento. Pelo menos uma vez por mês é preciso ler notícias referentes a essas empresas, verificar os pontos positivos ou negativos e os resultados.
Você precisa ter o mínimo de interesse e curiosidade de ver as principais manchetes sobre as empresas nas quais você investe.
Thamir Marin: Formado em Economia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), trabalhou como analista de valores mobiliários pela Enfoque Informações Financeiras e como assessor credenciado a XP Investimentos. Atualmente trabalha como assessor de investimentos credenciado a corretora do Banco Safra e é sócio do escritório Öküs Capital Investimentos. Contato (19) 9.9195-7220.
• 17/01/2021 - “Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”
• 09/01/2021 - Seja Antifrágil em Seus Investimentos
• 31/12/2020 - Como investir em ações com uma estratégia conservadora
• 24/12/2020 - Fobia no dinheiro, você já ouviu falar?
• 19/12/2020 - Entenda os conceitos de rentabilidade nos investimentos Parte II
• 03/12/2020 - A educação financeira funciona?
• 03/12/2020 - Entenda os Conceito de Rentabilidade nos Investimentos
• 20/11/2020 - Tempo é dinheiro?
• 12/11/2020 - Value investing: conheça a estratégia utilizada pelos maiores investidores do mundo
• 02/11/2020 - Você sabe o que é Infidelidade Financeira?
• 22/10/2020 - Como PERDER Muito Dinheiro?
• 17/10/2020 - O QUE É O PIX?
• 14/10/2020 - Bolha? Mas que bolha?
Mais notícias…
Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040