SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34

Como investir em ações com uma estratégia conservadora

31/12/2020 - Thamir Marin

Se você deseja aumentar seus ganhos, uma boa alternativa é aprender como investir em ações, para diversificar sua carteira.
Os juros mais baixos por mais tempo (a taxa básica de juros, a Selic, está nos registros mais baixos da história no Brasil) e uma agenda doméstica favorável. Apesar de o mercado de ações ser necessariamente focado para os perfis de investidor moderado e agressivo, é possível pensar em Bolsa de Valores de forma conservadora.


Esqueça aqueles mitos retrógrados de que investir em ações é como um cassino ou só para especialistas. Aqui vamos falar como você pode adotar uma boa estratégia na Bolsa correndo menos riscos e tendo boa probabilidade de ganhos expressivos a longo prazo. 


O mindset conservador na Bolsa


Basicamente, se você ainda é iniciante o ideal é que comece a sua jornada na Bolsa pensando de forma conservadora. Mas por quê? Mesmo que o preenchimento do questionário de perfil de investidor indique que você tenha um perfil moderado ou agressivo por causa do seu alto apetite ao risco, o recomendado é experimentar e sentir o mercado aos poucos.


Em outras palavras, aqui vai uma provocação: você mergulharia no mar sem ter ideia da região onde está e, consequentemente, sem saber a temperatura da água? Pode ser um choque, assim como mergulhar de cabeça na Bolsa. Colocar de pouco em pouco os pés na água pode fazer você se acostumar sem sofrimentos e grandes emoções.


A mesma lógica se aplica no âmbito do investimento em ações. Conforme você sente o mercado e a oscilação das empresas, naturalmente entenderá como se educar e agir baseando-se sempre nessa experiência gradual e sem nenhum tipo de choque.


Ou seja, a cautela é uma virtude do bom investidor, principalmente do iniciante. Mas como absorver esse mindset conservador e ter boas chances de rendimentos no longo prazo?


Empresas consolidadas: a porta de entrada para os iniciantes

Os pequenos investidores ou iniciantes, que buscam em suas primeiras experiências na Bolsa retornos consistentes e sem grandes oscilações, podem começar por um caminho mais óbvio, porém bastante recomendado: investir em empresas consolidadas.


Contemplando esses quatro quesitos, que formam a consolidação dessas companhias, o investidor pode começar a montar sua carteira de investimentos.
Mas por que então começar com as empresas consolidadas? É muito simples: elas são a zona de conforto necessária para os investidores iniciantes. É muito mais fácil investir em uma empresa que está diariamente no noticiário e que já é conhecida por décadas.


Buy & Hold com bom senso, a fórmula do sucesso a longo prazo
Tendo essas empresas consolidadas no radar, é hora de entender por que pensar a longo prazo. E para isso vamos a um fundamento do mercado financeiro que corrobora com isso.


A estratégia Buy & Hold, difundida pelo icônico guru da Bolsa, Warren Buffet, consiste em manter uma carteira de ações com o foco em longo prazo. Traduzindo do inglês, significa comprar e segurar uma ação, acreditando que ela se valorizará por causa dos projetos e da boa gestão da empresa.
Contudo, há investidores que, na prática, utilizam essa estratégia esquecendo e largando essas ações a longo prazo. E isso, certamente, não é a melhor forma de interpretar e utilizar esse recurso. Buy & Hold deve contar com o bom senso do investidor.


Não dá para comprar uma ação e olhar o quanto ela rendeu depois de cinco anos sem acompanhar o seu movimento. Pelo menos uma vez por mês é preciso ler notícias referentes a essas empresas, verificar os pontos positivos ou negativos e os resultados.


Você precisa ter o mínimo de interesse e curiosidade de ver as principais manchetes sobre as empresas nas quais você investe. 

Thamir Marin: Formado em Economia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), trabalhou como analista de valores mobiliários pela Enfoque Informações Financeiras e como assessor credenciado a XP Investimentos. Atualmente trabalha como assessor de investimentos credenciado a corretora do Banco Safra e é sócio do escritório Öküs Capital Investimentos. Contato (19) 9.9195-7220.


Mais artigos de Thamir Marin

Mais notícias

Mais notícias…

Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais