SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34

Recomeçar

09/01/2021 - Alessandra Pimenta

Que tal “abraçar” a mudança como se ela fosse um novo amigo? Veja o novo ciclo como uma oportunidade de colocar em prática o que aprendeu no ciclo anterior e ampliar o que você já sabe, lapidar o que está em estado bruto ou mudar para evoluir. Entenda os ciclos, os reinícios, as transformações, a transitoriedade da vida de um modo geral. Em todo fim de ciclo é preciso fazer uma reflexão do que foi vivido, do que queremos deixar para trás e do que queremos manter.
Para recomeçar é preciso sair do modo automático:
Tente se desligar do piloto automático, pois quando seguimos assim, aceleramos a vida, sem notar os sinais para parar, e nos distanciamos da nossa essência!
Enfrente o novo com coragem:


O novo representa o desconhecido e pode se mostrar assustador por ser um território nunca antes explorado. Contudo, pode revelar um mundo incrível com a oportunidade de descobrirmos novas paixões e nos redescobrirmos. Jamais admita que o medo te impeça de fazer ou conhecer coisas novas, se permita tentar, ousar, ir além.


É preciso também ter força para recomeçar:
Repensar a forma de viver é uma forma de se conhecer melhor. A força que precisamos está dentro de nós, mas é preciso primeiramente definir as mudanças que queremos colocar em prática e avaliarmos quais situações devemos deixar no passado e não permitir que se repitam, e quais os aspectos da vida desejamos mudar.


O próprio processo de autoanálise e encerramento de ciclo já ajuda a desligar o piloto automático e nos apropriar da nossa realidade.
Mudar o foco de atenção é essencial:


Você potencializa tudo o que foca. Então, tire o seu foco da reclamação e coloque-o na gratidão. Tire o foco do que aconteceu e coloque-o no que você deseja que aconteça! Tire o seu foco do outro e coloque-o em você, na reconstrução da sua vida e no fortalecimento da sua autoestima!
Pergunte a si mesmo tudo o que deseja e liste estes desejos:


Mesmo sem ter todas as respostas de imediato, é preciso ter todas as perguntas, pois isto proporciona planejamento e foco, que traz disciplina, que gera mudanças positivas!


A vida é de quem se redescobre! O caminho que antes nos fazia felizes hoje pode não fazer mais, por isso é preciso sempre recalcular a rota, mudar o trajeto, levando os aprendizados, desviando dos obstáculos, sem para de seguir em frente!

 


Permita-se, porque a vida é feita de agora!
Para fechar nosso ciclo já desejando um feliz 2021 a todos, deixo este trecho do incrível Bráulio Bessa, que fala sobre recomeçar:


“...Enfim,
É preciso de um final pra poder recomeçar,
como é preciso cair pra poder se levantar.
Nem sempre engatar a ré
significa voltar.
Remarque aquele encontro,
reconquiste um amor,
reúna quem lhe quer bem,
reconforte um sofredor,
reanime quem tá triste
e reaprenda na dor.

Recomece, se refaça,
relembre o que foi bom,
reconstrua cada sonho,
redescubra algum dom,
reaprenda quando errar,
rebole quando dançar,
e se um dia, lá na frente, a vida der uma ré,
recupere sua fé e RECOMECE novamente.”
 

Alessandra Pimenta de Souza é psicóloga Clínica, inscrita no CRP 06/137648 e atua com foco na terapia comportamental. Contato: (19) 99291-9886 – Instagran: @alessandrapiment.psi


Mais artigos de Alessandra Pimenta

Mais notícias

Mais notícias…

Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais