SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34

Seja Antifrágil em Seus Investimentos

09/01/2021 - Thamir Marin

O renomado filósofo, trader e escritor Nassim Nicholas Taleb ficou mundialmente famoso após a publicação do livro A Lógica do Cisne Negro, em 2007. “Cisne Negro” pode ser considerado uma crise ou um evento de extrema raridade e que provoca um impacto violento sobre o qual faz as pessoas tenderem a olhar em retrospecto.


Eventos como crises globais, atentados terroristas em grande escala como o de 11 de setembro, a ascensão do Google, são exemplos de cisnes negros que são praticamente impossíveis de serem previstos. Este tema foi ressuscitado durante a pandemia e tornando-se um dos tópicos mais quentes desde a publicação.
Em 2012, Taleb publicou outro livro que também ficou mundialmente famoso, o Antifrágil. Em uma das passagens mais importantes deste livro ele conta uma história real em que se discute os diferentes rumos que um par de irmãos gêmeos, que viviam em Londres, tomaram na vida. Um dos irmãos, John, trabalha em um grande banco como escriturário em e o outro, George, é motorista de táxi.


O ponto-chave que Taleb pergunta a si mesmo, provocando os leitores, é qual dos irmãos tem um estilo de vida mais previsível em termos de renda. Como você já deve ter percebido, a resposta não é assim tão evidente. Um detalhe interessante, de acordo com o pensamento de Taleb, é que o irmão bancário, curiosamente, tem um perfil de muito mais risco do que o irmão taxista. Por quê? Fazendo uma referência ao título de seu livro, ele argumenta que o trabalho no banco é mais arriscado, em termos de previsibilidade de renda, por ser muito “frágil”.


O irmão escriturário no grande banco recebe pagamentos a cada quinze dias e todo ano tem 4 semanas de férias remuneradas, mas ele está a um telefonema para ser demitido pelo chefe caso, por exemplo, aconteça uma crise financeira ou ocorra uma mudança tecnológica que torne o seu trabalho obsoleto.
Por outro lado, o irmão taxista não tem nenhuma previsibilidade do quanto irá ganhar. Alguns dias são bons e outros ruins. Mas todos os dias, durante os últimos 25 anos que George dirige seu táxi, volta para casa com, pelo menos, alguma renda. Nesse sentido, apesar da volatilidade de obter dinheiro por meio do seu trabalho, a sua profissão é, de alguma forma, “antifrágil”.


Taleb menciona no livro que o irmão taxista é sempre forçado a se adaptar por causa da imprevisibilidade e aleatoriedade porque nada no mundo é sempre previsível. Acidentes e terrorismo acontecem, assim como a economia cresce e contrai. Os chamados “estressores” sempre forçam o taxista a se adaptar e, com isso, essa capacidade de adaptação fica arraigada em seu DNA


Do outro lado da moeda, o trabalho do irmão no banco é bastante previsível. É uma ocupação maçante, batendo ponto das 9h às 17h, mas com uma previsão de fluxo de caixa, até que algo inesperado, um “Cisne Negro”, aconteça. De novo, isso não é tão óbvio assim. No passado, quando isso ainda acontecia de forma mais escrachada, as avós nunca aconselhariam suas netas a casarem com um taxista em vez de um bancário porque, tenho certeza que concordamos, todos temos a ideia de que o bancário tem um futuro mais estável e previsível.


Trazendo essa história para o universo dos investimentos, o intuito do filósofo é ensinar investidores a construir seus portfólios com um viés “antifrágil”. Investidores deveriam fazer suas apostas em companhias que possam, de fato, fazer grande, indo do nada ao gigantismo, mesmo que por algum motivo elas não consigam e que, nesse ínterim, o choque econômico não seja tão grande a ponto de levar os investidores à falência.


Esse é o motivo pelo qual Taleb coloca empresas de tecnologia, que nasceram em garagem ou em salas de pouquíssimos metros quadrados (e temos muito bons exemplos disso no mundo), tão atrativas porque o investimento inicial nessas ideias não foi tão grande.

 

Thamir Marin: Formado em Economia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), trabalhou como analista de valores mobiliários pela Enfoque Informações Financeiras e como assessor credenciado a XP Investimentos. Atualmente trabalha como assessor de investimentos credenciado a corretora do Banco Safra e é sócio do escritório Öküs Capital Investimentos. Contato (19) 9.9195-7220.


Mais artigos de Thamir Marin

Mais notícias

Mais notícias…

Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais