SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34



“Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”

17/01/2021 - por Thamir Marin

“Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”

Albert Einstein


”Bem-vindos à Escola da Vida. Vai ser uma experiência única.” Assim é recebido em sua viagem de “quase morte” o personagem Joe, na brilhante animação “Soul”, lançada recentemente pela Pixar. Com uma linguagem simples e bastante visual, o filme aborda questões existenciais, como a construção da personalidade e o propósito de cada pessoa em seu tempo de vida.


Mais do que respostas, Soul, uma espécie de “aventura com alma”, traz poderosas perguntas. Para começar, ele questiona o roteiro clássico de filmes “Jornada do Herói”, onde o personagem principal vai em busca de uma missão, encontra obstáculos e quando chega ao destino finalmente está triunfante, com novos valores.
O “herói” de Soul é um músico fracassado que, quando realmente consegue o que sempre desejou, descobre que não era nada daquilo que esperava. Mais ainda, ele percebe que cada detalhe da sua jornada, cada pessoa que o ajudou e cada desafio que enfrentou foi o que trouxe sentido para a sua vida. E que o significado de sua missão era maior do que a “conquista” em si.


Este profundo e ambicioso filme de animação traz a reflexão sobre o valor da caminhada. O que você deve estar disposto a abrir mão em busca de uma meta? E se estivermos nos movendo em direção ao destino errado?


Há uma linha tênue entre ser apaixonada(o) pela sua missão, e ser consumida(o) por ela? Será que estamos misturando paixão com propósito e esquecendo de cuidar das pessoas que estão ao nosso redor?


Em um ano inesquecível como 2020, questionamentos como estes são essenciais para o que queremos realizar no novo ano que começa. O que planejamos para 2020 que simplesmente não aconteceu? O que podemos levar de aprendizado deste ano?


É hora de rever prioridades, de entender quais atitudes te aproximam e quais te afastam da sua zona de evolução. Uma pergunta importante que me faço e que você também pode se fazer: o quão disposto estou para abrir mão de algo hoje para conseguir algo melhor no futuro?


Muitas das vezes não teremos as respostas. Ou as respostas só chegarão depois de algum tempo. Mas é importante aprender a fazer boas perguntas.
Se pergunte e, mesmo sem uma resposta concreta, escreva suas resoluções de ano novo. Simplifique, não estabeleça mais do que 5 objetivos. Cinco é um número perfeito pois cabe na sua mão. Coloque 5 objetivos que você consiga alcançar e os inclua como um compromisso na sua rotina. Trabalhe para alcançar, mas não se esqueça de amar o processo.


E sabe a razão principal para amar o processo? Porque ele é só seu e é o que lhe dará significado. O filme Soul nos diz sobre a importância da jornada, e não quando você chega no destino. Muitos séculos atrás, o sábio poeta Rumi já dizia que “a sua estrada é somente sua. Outros podem te acompanhar, mas ninguém pode andar por você.”


Thamir Marin: Formado em Economia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), trabalhou como analista de valores mobiliários pela Enfoque Informações Financeiras e como assessor credenciado a XP Investimentos. Atualmente trabalha como assessor credenciado a plataforma de investimentos do Banco Safra e é sócio do escritório Öküs Capital Investimentos. Contato (19)9.9195-7220. 

Thamir Marin é formado em Economia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), trabalhou como analista de valores mobiliários pela Enfoque Informações Financeiras e como assessor credenciado a XP Investimentos. Atualmente trabalha como assessor de investimentos credenciado a corretora do Banco Safra e é sócio do escritório Öküs Capital Investimentos. Contato (19) 9.9195-7220.

Mais artigos de Thamir Marin

17/01/2021 - “Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”


09/01/2021 - Seja Antifrágil em Seus Investimentos


31/12/2020 - Como investir em ações com uma estratégia conservadora


24/12/2020 - Fobia no dinheiro, você já ouviu falar?


19/12/2020 - Entenda os conceitos de rentabilidade nos investimentos Parte II


03/12/2020 - A educação financeira funciona?


03/12/2020 - Entenda os Conceito de Rentabilidade nos Investimentos


20/11/2020 - Tempo é dinheiro?


12/11/2020 - Value investing: conheça a estratégia utilizada pelos maiores investidores do mundo


02/11/2020 - Você sabe o que é Infidelidade Financeira?























Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br