SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34

Identificando o Burnout

23/01/2021 - Alessandra Pimenta

Este assunto nunca foi tão atual e recorrente, por isso precisamos falar sore ele. Burnout é uma síndrome conceituada como resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso. É caracterizada por três dimensões segundo o CID -11:


• Sentimentos de exaustão ou esgotamento de energia;
• Aumento do distanciamento mental do próprio trabalho, ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao próprio trabalho; e
• Redução da eficácia profissional.

ALGUNS SINAIS QUE PODEM TE AJUDAR A IDENTIFICAR O BURNOUT.
Observe alterações no humor e se está se sentindo excepcionalmente desgastado.
Em termos de sintomas físicos, você pode se sentir letárgico e fraco, sem energia para qualquer tarefa. Sua imunidade também pode piorar, por isso, observe se está ficando doente com mais frequência.
Você poderá notar uma mudança no apetite ou nos padrões de sono. Dores de cabeça e musculares, em geral, alguns distúrbios gatrointestinais também podem ser sintomas de Burnout.


Mentalmente, talvez você se encontre sobrecarregado e com pensamentos pessimistas. Pode se sentir impotente e desesperançoso e experimentar um sentimento de

distanciamento do mundo ao redor. Apresentar lapsos de memória ou dificuldade de concentração Um sintoma bem claro do Burnout é a perda de motivação.
Pode notar também mudanças no comportamento, como evitar assumir algumas tarefas mais exaustivas, deixar de socializar ou manter um certo padrão de procrastinação.


O Burnout pode trazer sentimentos de tristeza, desespero, raiva e frustração, mas também pode fazer com que você se sinta completamente despojado de qualquer emoção, entorpecido e apático em relação a sua vida profissional e social.
Estes sintomas são importantes e podem ter um enorme impacto na sua produtividade e bem-estar geral, no entanto há esperança, o Burnout é um sinal de alerta do esgotamento e pode ser evitado.

DICAS PARA IDENTIFICAR SINAIS DE BURNOUT NO TRABALHO
Muitas vezes um colega de trabalho pode estar passando por isso sem se quer perceber, e talvez você não consiga reconhecer imediatamente alguns sintomas internos do Burnout nos colegas, mas pode observar alguns sinais de mudanças no comportamento, tais como:
Relaxamento em relação ao trabalho, atrasos ou faltas. Uma queda na qualidade ou desempenho também pode ser significativo. Alterações de humor, como irritabilidade e distanciamento, parecendo ter perdido motivação. Observe também se há sobrecarga no trabalho e alterações no comportamento habitual e aumento no consumo de cafeína, álcool, fármacos ou drogras. Com isso você pode reconhecer e alertar para que o colega se cuide e evite um agravamento do quadro.

FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO DO BURNOUT
Determinados padrões comportamentais individuais e alguns traços de personalidade apresentam maior probabilidade de serem afetados pelo ambiente de trabalho sendo mais propensos ao Burnout, como:


- O indivíduo que geralmente é competente, altamente responsável, com grande energia, está sempre disposto a colaborar com os outros, tem uma necessidade muito grande de vencer e ser reconhecido e mostra dificuldade para relaxar sem certo sentimento de culpa;


- Profissionais altamente motivados, que reagem ao cansaço e estresse no trabalho, se dedicando mais às suas atividades;


- Pessoas com tendência a assumir muitas responsabilidades, cobrança excessiva em relação ao próprio desempenho e falta de habilidades específicas para a função exercida.


O Burnout parece comum aos trabalhadores mais dedicados, responsáveis e envolvidos no ambiente ocupacional. É preciso estar atento, pois os Burnout é antes de tudo um sinal de alerta do desgaste do seu corpo, e é perfeitamente possível reverter esta situação. Na próxima semana falaremos sobre como prevenir e tratar o Burnout.

Alessandra Pimenta de Souza é psicóloga Clínica, inscrita no CRP 06/137648 e atua com foco na terapia comportamental. Contato: (19) 99291-9886 – Instagran: @alessandrapiment.psi


Mais artigos de Alessandra Pimenta

Mais notícias

Mais notícias…

Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais