SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34

Algumas características de um pedófilo

23/01/2021 - Josanete Monteiro Gozzo

Sempre falamos e não cansamos de repetir: Nunca confie em ninguém!

Entenda que qualquer adulto pode ser um pedófilo. Não há nenhuma característica física, profissão ou tipo de personalidade comum a todos os pedófilos. Eles podem ser de qualquer gênero ou raça, religião e profissão.

Um pedófilo pode ser charmoso, carinhoso e parecer uma pessoa boa enquanto tem pensamentos predatórios. Isso significa que você nunca deve descartar a ideia de que alguém pode ser um pedófilo.

Em alguns casos, o pedófilo se aproxima da família, conquistando a confiança para depois abusar da criança. No entanto, em vários casos ele está dentro do círculo familiar, podendo ser pais, tios, avós, padrastos, primos, tias e até mães.

Eles costumam seduzir as crianças a ponto de convencê-las de que elas estão erradas ou fazendo com que elas acreditem que o que aconteceu foi só uma brincadeira ou, ainda, fazendo-as acreditar que só fez porque a criança gostou.

Usam táticas para isolar e confundir e manipulando emocionalmente a criança, através da culpa, do medo e da ameaça, constroem o muro do silêncio.

Molestadores comumente pedirão para que as crianças mantenham o estupro em segredo.

A criança só consegue romper esse silêncio se sentir segurança e confiança em algum adulto.
Por isso é importante acreditar na palavra da criança, escutá-la sem julgamentos, tomar todas as providências para que ela fique segura e protegida.

Reforce para a criança que, se alguém pediu para manterem um segredo, é porque essa pessoa está fazendo algo de errado e que ela fará bem ao revelar esse segredo.

Nunca descarte o que a criança disser, mesmo que o adulto em questão seja um membro confiável da sociedade ou parecer incapaz de fazer algo assim. Isso é exatamente o que o molestador quer!

Josanete Monteiro Gozzo é advogada, militante dos direitos de crianças e adolescentes e escreve semanalmente para o DEMOCRATA 



Mais artigos de Josanete Monteiro Gozzo

Mais notícias

Mais notícias…

Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais