SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34

Por que acordamos com mau hálito?

06/02/2021 - Marcelo Nogueira Russo

O mau hálito pode ter diferentes origens. Na maioria dos casos, ele provém da saburra lingual (acúmulo de placa bacteriana que se forma no fundo da língua por falta de uma higienização eficiente) e de doenças periodontais (problemas que acometem a gengiva). Em todo o caso, é necessário ficar atento para iniciar um tratamento adequado se for preciso. Contudo, mesmo que você não esteja passando por esses dois quadros, é possível que você note esse mau odor vindo da boca todas as manhãs ao acordar, e daí a dúvida: se estou apenas dormindo, sem comer nada, por que acordo com mau hálito?

POR QUE ACORDAMOS COM MAU HÁLITO?
O mau hálito ao acordar pode ser provocado por dois motivos. A primeira causa é a de origem bucal, que ocorre durante o período de sono quando a salivação é diminuída. Enquanto dormimos acontece, inevitavelmente, uma descamação da mucosa bucal do excesso de células, em especial quando o paciente respira pela boca ou ronca. Essas células se depositam na língua e entram em decomposição, liberando mau odor nesse processo. Dessa maneira, é formada a saburra (crosta) lingual, principal responsável pelo mau hálito.
A outra causa é a extrabucal, que acontece por conta do longo período sem comer. Durante o sono, o corpo entra em hipoglicemia, ou seja, ocorre uma baixa de glicose no sangue. Para restabelecer o nível, o organismo busca outra fonte interna de fabricação de energia. É utilizada então a gordura que, por sua vez, será transformada em glicose. Só que nesse processo, parte da gordura metabolizada não é utilizada (acetona) e é eliminada por via pulmonar, alterando o odor do hálito.

ACORDAR COM MAU HÁLITO PODE SER ALGUM PROBLEMA COM A SAÚDE BUCAL?
O mau hálito ao acordar, em princípio, não tem relação com algum distúrbio na saúde da boca. Entretanto, esse é o único horário que podemos considerar normal ter mau hálito, pelas razões já explicadas. Se o paciente seguir as etapas corretas de uma higiene bucal após as refeições, inclusive fazendo a limpeza da língua, será o suficiente para que o mau hálito desapareça. Nos casos em que este não some, é sinal de que há algum problema na boca ou organismo que está provocando alteração no odor do hálito. Daí a recomendação é procurar um especialista para investigar a causa e recomendar o tratamento adequado.

MANEIRAS PARA PREVENIR O MAU HÁLITO AO ACORDAR
O mau hálito pode ter diferentes causadores, podendo ser bucais ou extrabucais, como foi esclarecido previamente. No entanto, existem maneiras que podem contribuir para a diminuição desse cheirinho desagradável pelas manhãs. O mais importante é manter uma rotina de higiene bucal completa, abrangendo a escovação correta, uso do fio dental e limpeza da língua, utilizando limpadores específicos ou costas de determinadas escovas de dente. Esses hábitos devem ser praticados após as refeições e, principalmente, antes de dormir.

 

Por Marcelo Nogueira Russo, cirurgião dentista.
 



Mais artigos de Marcelo Nogueira Russo

Mais notícias

Mais notícias…

Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais