SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34

Convertei-vos e crede no Evangelho!

26/02/2021 - Dom Orani

Celebramos neste final de semana o 1º Domingo da Quaresma de 2021. Este tempo da Quaresma teve seu início na Quarta-Feira de Cinzas e tem a duração de 40 dias, nos reportando aos 40 dias que Jesus foi tentado no deserto e os 40 anos que o povo de Deus levou para atravessar o deserto e chegar à terra prometida. O número 40 aparece muitas vezes na Escritura.
O itinerário quaresmal iniciado na última quarta-feira vai até a celebração da Missa da Ceia do Senhor, exclusive. A celebração do tempo da Quaresma tem como principal objetivo nos levar a meditar sobre a entrega de Jesus na cruz e nos mostrar que a partir da entrega d’Ele na cruz nos vem a ressurreição. A páscoa cristã tem como objetivo mostrar a passagem da morte para a vida, diferentemente do povo judeu que é da escravidão para a liberdade.
Neste primeiro Domingo acompanharemos Jesus sendo levado ao deserto e sofrendo as tentações. Logo após o batismo realizado por João, o Espírito Santo conduz Jesus ao deserto para sofrer as tentações e Ele permanece fiel ao batismo que acabara de receber e resiste às tentações do diabo.
Por isso, somos convidados nesse Domingo a sermos fiéis ao batismo que recebemos e tomarmos posse do Espírito Santo que habita em nós e vencer todas as tentações que o diabo queira impor sobre nós. Que possamos nos converter a Cristo e ter em nós os mesmos sentimentos d’Ele. Que possamos nesse Domingo adentrarmos ao deserto com Jesus e aprendermos dele a obediência ao Pai.
Nesse tempo de conversão e reconciliação com Deus, somos convidados a morrer para o pecado e ressurgirmos para uma vida nova. Por isso, durante esse tempo quaresmal, nos arrependamos de nossos pecados e façamos uma sincera conversão ao amor de Deus. Aproveitemos o tempo da Quaresma para fazermos uma boa confissão e chegarmos de maneira diferente do que entramos agora na Quaresma, no Domingo de Páscoa.
A Primeira Leitura de hoje (Gn 9,8-15) nos mostra a aliança que Deus fez com Noé e com sua família. O pecado havia tomado conta da terra, as pessoas estavam longe de Deus e não temiam mais ao Senhor. Por isso, Deus decide mandar o dilúvio sobre a terra, para devastar tudo e recomeçar novamente, para ver se o novo tempo que seria instaurado seria diferente. Assim Deus faz uma aliança com Noé, sua família e os seres vivos que estavam com ele na Arca e promete não fazer mais nenhum mal na terra e nenhuma criatura seria destruída pelo dilúvio.
O Salmo Responsorial 24(25) nos diz em seu refrão que verdade e amor são os caminhos do Senhor, ou seja, Ele nunca nos pune em proporção às nossas faltas, mas olha para nós com misericórdia e direciona ao bom caminho os pecadores.
Na Segunda Leitura, (1Pd 3,18-22) Pedro diz que Jesus morreu uma vez por todas na cruz a fim de nos salvar e de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte na existência humana, mas foi salvo pelo Espírito Santo. O batismo é a nossa salvação, pois por meio dele recebemos o Espírito Santo e nos faz obter uma boa consciência em virtude da ressurreição de Jesus.
No Evangelho de São Marcos (Mc 1,12-15), o evangelista narra a cena em que Jesus é conduzido pelo espírito ao deserto e ali permaneceu durante 40 dias e foi tentado por satanás. Vivia entre os animais selvagens e os anjos o serviam. Após passar esse período de 40 dias, Jesus inicia a sua vida pública e começa a percorrer toda a Galileia pregando: “Convertei-vos e crede no Evangelho!”.
Após ser tentado no deserto, Jesus irá anunciar o Reino de Deus como foi proclamado na teofania do batismo que recebeu de João. E se ele venceu o mal e foi obediente a Deus, nós também podemos ser. Somos chamados a assumir o seu batismo e a pertença filial a Deus. Jesus diz que o tempo se completou e o Reino de Deus está próximo de vós, Ele mesmo é o reino de Deus e o tempo para anunciar esse reino já chegou.
Nos dias de hoje, também, se completou esse tempo, a hora é agora, o momento é hoje, de anunciar o Reino de Deus e de assumirmos a nossa pertença filial a Ele. Façamos como Jesus e anunciemos a muitas pessoas esse reino e possamos conduzir muitos ao encontro com Deus.
Celebremos com alegria esse primeiro domingo da Quaresma, tendo no coração a certeza de que não pararemos na sexta-feira da paixão, mas chegaremos no Domingo de Páscoa. Tenhamos a certeza de que Deus habita em cada um de nós. Amém.

 

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist. - Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ


Mais artigos de Dom Orani

Mais notícias

Mais notícias…

Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais