SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34

Deputado Federal Baleia Rossi concede entrevista exclusiva ao DEMOCRATA

09/01/2021

Deputado consegue, em sua apertada agenda, tempo para falar com o DEMOCRATA e com as cidades da região. Em campanha pela presidência da Câmara dos Deputados, Baleia tem sido frequente na grande mídia nacional. Na região, cidades como Mococa receberam enorme auxílio do deputado.

Nascido aos 9/6/1972, jovem, Filho de Wagner Gonçalves Rossi e Liliana Tenuto Rossi, o empresário Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi tem se destacado na cena política regional e nacional. Nesta primeira e breve entrevista fala sobre diversos temas e mostra afinidade com as cidades da região.


DEMOCRATA: Como o deputado se interessou pela política? Foi herança vocacional vinda de seu pai, Wagner Rossi?
Baleia: Acompanho a política nacional desde quando eu era criança. Meu pai sempre me levava aos comícios e visitas às cidades. Estar perto da população me fez querer contribuir para um país mais justo e democrático. Além de ajudar instituições filantrópicas.


DEMOCRATA: Como foi o início da carreira política do deputado?
Baleia: Comecei minha vida pública em Ribeirão Preto, cidade em que moro até hoje, como vereador e também secretário municipal de Esportes. Fui eleito pela primeira vez em 1992, quando eu tinha 20 anos, e reeleito em 1996 e 2000. Um fato que me honra muito é ter recebido o apoio do saudoso Ulysses Guimarães na minha primeira campanha. É algo que me marcou.


DEMOCRATA: Quando esteve na ALESP?
Baleia: Em 2003, assumi meu primeiro mandato como deputado estadual em São Paulo. Com o voto de confiança dos paulistas, permaneci na ALESP por mais duas legislaturas, na de 2007 e 2011.


DEMOCRATA: Há quanto tempo está no Congresso Nacional? E por quantos mandatos?
Baleia: Estou no meu segundo mandato como deputado federal por São Paulo. Fui reeleito em 2018 com mais de 214 mil votos. Um número expressivo e que agradeço à população de São José do Rio Pardo, Casa Branca, Caconde, Tapiratiba, Divinolândia, São Sebastião da Grama, Mococa e Itobi. Se hoje ocupo uma cadeira na Câmara dos Deputados, devo muito ao apoio dessas cidades. Por isso, toda a região pode contar com meu empenho para trabalhar pelos anseios do povo em Brasília.


DEMOCRATA: Estamos em pleno processo de eleição para a Presidência da Casa, e o nome de Baleia Rossi tem sido o mais considerado na mídia. O que podemos esperar de Baleia Rossi na Presidência da Câmara Federal?
Baleia: Não sou mais apenas candidato de São Paulo ou do MDB, partido do qual, com orgulho, sou presidente nacional. Vamos em defesa intransigente da nossa democracia e com respeito às minorias. Temos nossas convicções, mas é preciso ouvir a opinião de todos. Vamos dialogar e sempre mostrar claramente o que defendemos, para mostrar que uma Câmara livre é o melhor para o futuro do nosso país. Queremos manter a independência e o protagonismo da Câmara dos Deputados. Todos unidos por uma frente ampla.


DEMOCRATA: Houve especulações no sentido de convocar-se uma nova Constituinte. Ao ver do deputado, a Constituição de 1988 atende às aspirações da sociedade brasileira e o estágio em que se encontra o país no cenário global?
Baleia: O texto aprovado na Assembleia Nacional Constituinte, presidida por Ulysses Guimarães, um ícone do nosso MDB, tem um ponto primordial e irrefutável, que é a democracia brasileira. Com o passar do tempo, algumas reformas são naturais para o desenvolvimento do país. Sou autor da PEC 45/2019, proposta de Reforma Tributária da Câmara dos Deputados. Ela é um dos passos importantes para retomarmos a economia nacional, principalmente para o pós-pandemia.


DEMOCRATA: A olhos vistos, a participação feminina tem se ampliado na política brasileira. E o que o deputado tem observado nessa nova fase de envolvimento da mulher na vida pública?
Baleia: A participação das mulheres na política é muito importante para militar, trabalhar, reivindicar e lutar pelos direitos femininos e das famílias. Infelizmente ainda temos um número baixo, mas estamos trabalhando para mudar esse cenário. Nas eleições de 2020, o MDB Mulher elegeu, em todo o Brasil, 107 prefeitas, 102 vice-prefeitas e 1.278 vereadoras. Um aumento de 16% de mulheres emedebistas nos legislativos municipais em comparação a 2016.


DEMOCRATA: Que mensagem final tem o deputado para São José do Rio Pardo e às cidades da região?
Baleia: Desejo um ótimo 2021 para todos, e que possamos, enfim, vencer essa batalha contra o Coronavírus, que já ceifou tantas vidas. Toda região de São José do Rio Pardo pode sempre contar com meu apoio e empenho. Temos contribuído com recursos para saúde, infraestrutura e assistência social, e nosso trabalho vai continuar neste ano que se inicia.

 

Mais notícias

Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais