SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34

Ainda sem máscaras: a incompreensível atuação do presidente Rafael Kocian

23/02/2021

Antes da denúncia do DEMOCRATA, vereadores vinham deixando o uso da máscara em plenário a todo tempo. Depois, após pressão popular decorrente da matéria do jornal, o presidente da Câmara Rafael Kocian tomou uma decisão, no mínimo, absurda. 

Segundo supostamente o protocolo da Câmara dos Deputados e do Senado, autorizou que vereadores deixassem de fazer uso da máscara, quando discursando na Tribuna. Detalhe: a Tribuna, em tais casas, é distante do plenário. E o tamanho das salas é notadamente maior.

Em São José do Rio Pardo o presidente da Câmara abusa para prerrogativas parlamentares, o direito dos vereadores estarem na tribuna sem máscara. Lindo, lindo, lindo. Questão: o SarsCov-2 é um patógeno com reconhecido respeito pela atuação parlamentar?  Vereadores, Deputados ou Senadores estão isentos de contágio, por seus "super poderes" adquiridos com a eleição? 

Kocian toma estas decisões sem consultar a Vigilância Epidemiológica local, sem consultar o Comitê de enfrentamento ao Covid-19. Veja-se, nas imagens, os vereadores usando o microfone na tribuna. Tocando o microfone. Enconstando a boca no microfone. Próximos, ao microfone. 

Alguém acredita, mesmo, que o Covid-19 vai respeitar a pretensão de privilégios dos vereadores?  

A falta de respeito de Henrique Torres e Toco Quessada, reiterada, no uso da máscaras faciais deixa uma impressão de arrogância e de estar acima das regras que, eles mesmos, impõe a todos. 

Vale lembrar, como o próprio parece não conseguir esquecer, que Kocian na gestão passada, na oposição, chegou a oficiar a prefeitura querendo saber sobre multas aplicadas a empresas que estavam, no entender do vereador, descumprindo as regras da pandemia.

Questionado, Kocian limitou a prestar a seguinte informação ao DEMOCRATA: 

"Conforme já encaminhei via e-mail, a Câmara Municipal segue os protocolos sanitários para seus servidores e vereadores. As máscaras, por exemplo, são utilizadas durante todo o tempo.

No caso em questão, a chefe de gabinete parlamentar, Natália Tiezzi Manetta, está sem máscara durante o uso da palavra. Reitero que tal prática ocorre somente neste momento, da Tribuna, e que segue o mesmo formato das principais Casas Legislativas do país, como Câmara dos Deputados, Senado Federal e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Por fim, destaco que o Poder Legislativo tem atuado com muita intensidade pra superação da pandemia de COVID19 e de todos os problemas advindos desta. Seja na elaboração de leis, sugestões de ações por meio de indicações e fiscaliza do as ações do poder público."

E você? Acha que o Covid-19 vai respeitar os direitos, prerrogativas e privilégios de Henrique Torres e Toco Quessada ao usar a Tribuna como nobilíssimos vereadores pela cidade de São José do Rio Pardo ou pensa que eles estão sujeitos a contágio como todos os demais mortais, seres humanos reles e comuns? 

O silêncio das autoridades fala muito.  Kocian costuma dizer que "só existe o que se faz".

Parece esquecer que o que deixa de fazer também existe, e gera consequencias. 

Na imagem Toco Quessada e Henrique Torres, Vereadores. Na tribuna, na sessão de hoje. Sem máscaras, porque ali eles podem.

 

Mais notícias

Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais