SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34

Turismo Rural de São José passa por levantamento de informações

25/02/2021

Objetivo é potencializar negócios e formatar produtos turísticos neste setor


A Secretaria de Turismo de São José do Rio Pardo está concluindo um mapeamento sobre propriedades rurais interessadas em participar de ações voltadas ao turismo rural no município. Cerca de 25 propriedades já foram consultadas e responderam a um questionário com informações sobre suas possibilidades de atender turistas. O mapeamento resultará em um conteúdo promocional sobre o Turismo Rural do Estado de São Paulo, com dados que podem auxiliar agências e operadoras a formatar produtos, servir como informação clara e objetiva para os visitantes e também potencializar negócios e investimentos neste segmento do turismo em São José do Rio Pardo. A maioria das propriedades consultadas passou por um treinamento promovido pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com o Sindicato Rural em 2019 e 2020, relacionado com as atividades e ferramentas para identificar e implantar o negócio do turismo rural em suas empresas, e já vinham adotando um planejamento e ações com este objetivo.


Com o mapeamento, foram identificadas informações sobre a capacidade de atendimento das propriedades, tipos de atrações que podem oferecer, interesse em participar de roteiros turísticos e ainda o planejamento de cada uma para os próximos anos. A cidade conta hoje com um grande potencial já instalado, com atrações como a produção de queijos artesanais, vinhos e cafés especiais, cachaças, orquídeas, restaurantes rurais, produção de shimeji e geleias artesanais, hortaliças e pomares, turismo educacional, passeios a cavalo, apiários e ainda diversos roteiros para cicloturismo, aventura e natureza. Algumas propriedades ainda estão em fase de implantação, como a Escola de Culinária Caipira, liderada pelos empresários Jefferson e Janaína Rueda, com previsão para início de atividades em 2022/23, assim como a casa de eventos, hospedaria, escola e restaurante Base Verde, liderada pelo publicitário Fernando Diniz, com previsão de atividades para final de 2021 e início de 2022.


As ações promocionais para atração de turistas neste segmento estão previstas para a partir do segundo semestre de 2021, obedecendo aos protocolos de segurança de saúde e as regras de contingenciamento do governo estadual. O investimento no turismo rural está entre as principais metas do Projeto Rio Pardo 2050 no setor econômico do Turismo e é apontado como uma grande oportunidade de geração de empregos e renda no município, vindo de encontro com uma forte tendência para o interesse de famílias, com visitas de curta distância e custos relativamente pequenos, quando comparados com outras opções.


A Secretaria de Turismo do município tem prazo até 11 de março de 2021 para finalizar o mapeamento e envio dos formulários à SETUR. As propriedades rurais interessadas em integrar-se a esta base de informações e participar do investimento em turismo rural, podem entrar em contato com a Diretoria de Fomento ao Turismo, através do telefone 3681 7066 (DEC) ou através do email turismo@saojosedoriopardo.sp.gov.br para maiores informações.
 

Imagem utilizada pelo DEMOCRATA para ilustrar o artigo foi extraída do site TripAdvisor

Mais notícias

Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais