Â
“De médico, cozinheiro e louco todo mundo têm um pouco, mas acontece que eu nem sou cozinheiro e nem sou louco, sou apenas médico”. Foi assim que começou uma conversa entre o amigo Hamilton Torres e eu, dia desses. Depois dessa breve apresentação, ele foi logo me convidando para fazermos uma lasanha em minha residência, tendo como pretexto, estrearmos a minha máquina nova de fazer massa caseira e uma receita especial que teria conseguido e que, segundo ele, era segredo.Â
Marcamos o dia e a hora para executarmos o combinado. Quarenta minutos antes do horário estabelecido, lá estava ele e sua esposa Mônica, na porta de minha casa, tendo nas mãos, cervejas, ovos branquinhos, farinha e um papel com algumas coisas escritas, mas ele não deixou ninguém ver o conteúdo, acredito que era uma colinha da tão importante receita.
Começamos a preparação. De cara, a primeira receita tivemos que jogar fora, os ovos brancos não deram liga à massa.
Os ovos brancos substituÃdos por amarelos, fizeram com que a massa ficasse à gosto. Hamilton arregaçou as mangas e iniciou a fase de passar a massa pelos cilindros da máquina. Na segunda cilindrada a máquina não deu conta e travou. Novamente foi preciso partir para o plano B, usamos o pau de macarrão.
Tudo pronto, a lasanha estava com um visual espetacular. Colocou o pirex no forno e foi só aguardar...
Passados alguns minutos fomos surpreendidos por um forte estouro, vindo do fogão. O pirex não suportou a alta temperatura do forno e espatifou, em três pedaços, mas para a nossa alegria, não afetou a saborosa lasanha do doutor.
INGREDIENTES
2 xicaras (chá) de farinha de trigo
3 ovos médios (50 g cada)
sal
1 colher (sopa) de óleo
Modo de preparo da massa
Sobre uma superfÃcie, faça um monte com a farinha e abra um buraco no centro. Coloque aà os ovos batidos e, com a ponta dos dedos, vá agregando a farinha até que esteja quase toda incorporada. Amasse bem, acrescentando mais um pouco de farinha, se necessário. Forme uma bola e deixe-a descansar, coberta, por cerca de 30 minutos.
Como cortar
Divida a massa em 2 ou mais pedaços e abra-os bem fino, um de cada vez, na máquina de macarrão (veja as instruções do fabricante) ou com o rolo, usando mais um pouco de farinha. Mantenha a massa que ainda não foi aberta coberta com um pano para não ressecar. Corte a massa aberta em 14 retângulos de 8 x 14 cm e deixe que sequem um pouco enquanto faz os restantes.
Como cozinhar
Cozinhe os retângulos por 2 minutos, 4 ou 5 por vez, em água fervente ligeiramente salgada e o óleo. Quando estiverem al dente, escorra e coloque numa tigela com água fria. Escorra novamente e coloque sobre um pano. Quando todos estiverem prontos, monte a lasanha.
Variação
Se quiser preparar lasanha verde, substitua 1 dos ovos da receita de massa fresca caseira por 3 colheres (sopa) de espinafre cozido, espremido e bem picado.
Observação
Uma receita (390 g) de massa fresca caseira corresponde a 1 pacote (200 g) de massa para lasanha industrializada.
Dica prática
Os retângulos de massa caseira crus, depois de secos, podem ser acondicionados em potes plásticos e conservados no freezer por até 6 meses.