SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Anvisa aprovou volume menor de CoronaVac em frascos

29/04/2021

Compartilhar



A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou em março uma redução no volume de envase dos frascos da CoronaVac, a vacina contra a covid-19 produzida pelo Instituto Butantan. Segundo a agência federal, em vez das dez doses previstas, com o volume anterior era possível tirar 11 ou até mesmo 12 doses do imunizante, dependendo do profissional de saúde responsável pelo manejo dos frascos e aplicação das vacinas.

As doses remanescentes ao fim do expediente de vacinação sobram porque cada frasco da CoronaVac tem que ser usado em no máximo oito horas, perdendo assim a sua validade até o próximo dia.

Agora, com o novo volume de envase, essa quantidade de doses remanescentes terá uma diminuição. A pedido do próprio Instituto Butantan, a Anvisa determinou que os frascos tenham 5,7 ml, e não mais 6,2 ml.

O dado comprova que o número de doses que sobram a cada frasco aberto acaba sendo maior se o profissional consegue retirar uma quantidade muito próxima da ideal. O novo volume de envase, de 5,7 ml, ainda permite uma sobra de 0,2 ml caso seja possível extrair 11 doses exatas de 0,5 ml.

A determinação da ANVISA, contudo, não foi considerada pelo governo do estado de São Paulo para os cálculos de aplicação da vacina, sendo uma das causas que renderam uma classificação baixa para algumas cidades de nossa região no percentual de vacinas efetivamente aplicadas. 

 

Matéria publicada originalmente na versão impressa de DEMOCRATA de número 1664, de 24/4/2021, P. 13



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br