SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Avanço na proteção animal sofre oposição em São José do Rio Pardo

21/07/2021

Compartilhar



São José do Rio Pardo conseguiu um avanço histórico na proteção animal.

Contra pessoas que maltratam animais, a cidade tem uma nova arma: o Instituto Médico Legal Veterinário - IMLV.

Utilizando já os profissionais da própria prefeitura, o IMLV é fundamental na detecção de envenenamento de cães de gatos e detecção de maus tratos.

Não só cães e gatos mortos poderão ser objeto de perícia que identifique o veneno usado como os cães resgatados por maus tratos serão analisados, com emissão de laudo, que poderá ser usado para condenação dos agressores.

Buscando agilizar a implantação, a Prefeitura decidiu iniciar os trabalhos usando prédio na Ilha de São Pedro, por enquanto fechada à visitação. A ideia é agilizar a reforma do canil municipal, onde o plano prevê a instalação definitiva do IMLV.

A questão em oposição veio por alinhamento e questionamento do Conselho de Turismo, cuja presidente é Luciana Germek e pelo vereador filho de Silvio Torres, Henrique, em plenário.

Em plena pandemia, querer reabrir a ilha, cujas obras ainda não indicam estar pronta à visitação segundo a Prefeitura, é no mínimo temerário. Utilizar questões de saúde pública e da causa animal em política é algo que realmente chama a atenção.

O vereador Toco Quessada, que fez campanha com a bandeira da causa animal, agora eleito defendeu que a ilha seja utilizada só para Turismo. Mesmo fechada à visitação. 

A ausência de exames e laudos veterinários tem sido um empecilho para que agressores de animais sejam efetivamente condenados, visto contar com defesas judiciais técnicas.  Não há razões para que representantes do povo sejam contra agilização de ferramentas contra abusadores de animais. 

A utilização da ilha de São Pedro evita pagamento de alugueres e agiliza este importantíssimo avanço na causa animal em São José do Rio Pardo. E ainda deixa lá melhorias, para quando reaberta, como visto na manifestação do prefeito.

Falamos com o suplente de deputado federal, Matheus Mafepi, e ele se mostrou animado com a medida. “Luto há muito tempo para que os animais não sejam mal tratados. Este IMLV representa um avanço na proteção animal, e todo avanço é sempre bem-vindo”, disso Mafepi.

Segundo a prefeitura informou, tão logo seja possível reabrir a ilha de São Pedro a visitação pública, o IMLV será de lá transferido.

Marcio Callegari Zanetti, o prefeito, reafirmou seu compromisso com manter a ilha um ponto turístico para a cidade, inclusive evidenciando algumas melhorias para as instalações da ilha que ficarão após a saída do IMLV do local. 

Abaixo Matheus Mafepi e Marcio Zanetti. Em outra imagem, Henrique Torres com a presidente do COMTUR, Luciana Germek. Na última, resposta a ofício de Luciana Germek, ainda presidente do COMTUR, com as explicações solicitadas.
 



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br