SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



WhatsApp, Facebook e Instagram estão fora do ar desde o meio dia em todo o mundo

04/10/2021

Compartilhar



Não, leitores: não é seu aparelho celular, sua conexão ou seu pacote de dados. A partir de em torno de meio dia de hoje, horário de Brasília, o Facebook, o Instagram e o WhatsApp ficaram fora do ar. Voltaram sete horas após a falha, ainda não totalmente explicada pela empresa responsável pelos aplicativos, do no sistema.

Acabam de confirmar que o problema foi uma falha, por causa ainda não identificada, no DNS —Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios. É um protocolo que relaciona o endereço "nominal" de um site ou aplicativo com o seu endereço real (número de IP, de Internet Protocol) nos bancos de dados da internet.

Trata-se do caminho para endereço de tráfego de dados na internet. Por exemplo, quando você digita www.jornaldemocrata.com.br, servidores DNS entram em operação e "traduzem" o endereço que você digitou para o Endereço de I.P. (Internet Protocol) do jornal  e permitem o acesso.

Quando ocorre uma falha em um desses servidores, o endereço IP fica fora de alcance.

Segundo o UOL, até mesmo os funcionários da empresa ficam sem acesso às ferramentas internas usadas para configurar o sistema e corrigir o problema. É isso que parece estar prolongando a correção da falha nas empresas do Facebook.

Sheera Frenkel, repórter do jornal norte-americano The New York Times, confirma a tese: "Acabei de falar ao telefone com alguém que trabalha para o FB que descreveu funcionários sem conseguir entrar nos prédios esta manhã para av"Confirmado: os registros DNS que informam aos sistemas como encontrar http://Facebook.com ou http://Instagram.com foram retirados esta manhã das tabelas de roteamento global. Você consegue se imaginar trabalhando no FB agora, quando seu email não funciona mais e todas as suas ferramentas internas baseadas no F

Se é mesmo um problema de DNS, o que causou essa falha?

Ninguém sabe ainda. Pode ter sido uma atualização nos sistemas que causou um efeito inesperado. Há relatos em fóruns de especialistas em tecnologia que apontam que uma simples mudança mal calculada possa ter causado todo esse caos.

Dane Knecht, vice-presidente da empresa de servidores Cloudflare, disse em seu perfil no Twitter que a queda global do Facebook tem a ver com DNS e que "as rotas BGP" da empresa "foram retiradas da internet".

BGP significa Border Gateway Protocol (Protocolo de Portão de Fronteira, em tradução livre). Trata-se do sistema que decide por qual rota os seus dados vão trafegar até chegar ao destino escolhido. É como se fosse o Waze: quando você digita www.uol.com.br na barra de endereços do navegador e aperta Enter (ou abre o WhatsApp no celular), o BGP é o protocolo que avalia os possíveis caminhos que você pode tomar para chegar ao servidor desejado. Se o BGP sai do ar, como parece ser o caso do Facebook nesta segunda, a plataforma fica "sem direção" e não consegue mais encontrar o caminho entre o usuário e o serviço que ele quer acessar.

Se o BGP sai do ar, como parece ser o caso do Facebook nesta segunda, a plataforma fica "sem direção" e não consegue mais encontrar o caminho entre o usuário e o serviço que ele quer acessar.

Não pode ter sido um ataque hacker?

Pouco provável. Os servidores do Facebook são muito bem protegidos e, até agora, nenhum grupo  assumiu um ataque ou mostrou provas de algo parecido.

Quando eles vão voltar ao normal?

Ninguém sabe ainda, mas o Facebook diz que está trabalhando para trazer o sistema de volta o mais rápido possível. Faz algumas horas que a empresa responde isso.

Tem algum jeito de contornar?

Por enquanto, não. Quando uma plataforma gigante como o Facebook sai do ar, não adianta mudar o DNS no seu computador. A falha provavelmente está relacionada à configuração da empresa (provedor) e não do usuário comum (cliente). O jeito é esperar.

Que outros apps eu posso usar enquanto isso?

Para não ficar sem comunicação, a principal alternativa é o Telegram.

 

Fonte: UOL.

 



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br