SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34



Deputados Vinícius Camarinha e Bruno Lima: Programa de Proteção a pets

12/01/2022

Compartilhar



 

Projeto conjunto dos deputados Vinicius Camarinha e Delegado Bruno Lima cria Programa de Proteção e Bem-Estar dos Animais Domésticos, Registro Único de Tutor e aumenta as penalidades aos infratores

 O governador em exercício, Rodrigo Garcia sancionou, em dezembro, projeto de autoria dos deputados Vinicius Camarinha e delegado Bruno Lima, que institui o Programa de Proteção e Bem-Estar dos Animais Domésticos, cria o Registro Único de Tutor e aumenta as penalidades para maus-tratos aos animais.

 A iniciativa dos autores do projeto 32/2020 altera uma lei de 2005 que instituiu o Código de Proteção aos Animais no Estado de São Paulo. O objetivo é garantir mais segurança aos animais de estimação, atribuir responsabilidade a quem maltratar animais e cumprir uma das normas da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que define que todo animal deve ter a sua segurança garantida, ser afastado de qualquer tipo de maus-tratos ou abusos.

 Segundo explicou Vinicius Camarinha: “Garantir a segurança da vida animal é tarefa de todos os cidadãos por meio do bem-estar e do respeito para com os animais”. Ele acrescentou que, com essa iniciativa será possível ampliar a segurança dos animais, evitar cenas desagradáveis de maus tratos, uma vez que serão impostas penalidades aos agressores.

 A segurança dos Pets se aplica a todo o Estado de São Paulo. Vinicius Camarinha lembrou que o Poder Público fica autorizado a criar o Registro Único de Tutor que permite a identificação e responsabilização dos tutores dos animais, usado para a regularização e manutenção da propriedade do animal. Dessa forma, cada indivíduo cadastrado terá um número de identificação, vinculado ao número do Registro Geral Animal equivalente de cada animal sob a sua tutela. Lembrando que apenas maiores de 18 anos poderão ser registrados como tutores de cães e gatos.

 Pelo projeto, os municípios deverão promover a integração dos serviços de normatização e fiscalização dos órgãos responsáveis pela execução de políticas públicas de proteção e bem-estar dos animais domésticos; colaborar no combate e na prevenção aos maus-tratos contra os animais domésticos e promover parcerias e convênios com o Poder Público, Associações e Entidades públicas; bem como poderão viabilizar a implantação de Centros de Proteção e Bem-Estar dos Animais Domésticos.
 



Comentários


















Leia também:

Tapiratiba
Seguem aulas de cursos do SEBRAE de Administração e Corte e Costura

São Sebastião da Grama
Com apoio de Barros Munhoz, estrada de Grama a Caconde será recapeada

Casa Branca
DIPAM já pode ser entregue pelo produtor rural de Casa Branca

Caconde
Prefeitura dá prazo para limpeza de terrenos. Depois, cobrará pelo serviço

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br