SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Dom Villar assumirá Diocese de São José do Rio Preto. São João ficará em "sede vacante"

19/01/2022

Compartilhar



O Papa Francisco nomeou dom Antônio Emídio Vilar como novo bispo da diocese de São José do Rio Preto (SP). Até então bispo de São João da Boa Vista (SP), dom Vilar assume a Igreja particular que tem sido pastoreada pelo administrador apostólico, dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto.

O Bispo, de origem Salesiana, trabalhou em visitas a paróquias e na modernização dos canais de comunicação da igreja, através de mídias sociais. Muito acessível, concedeu em março de 2021 entrevista ao DEMOCRATA. A entrevista pode ser acessada na página 9 da edição 1658 do DEMOCRATA. Foi publicada também no site do jornal, em 12 de março de 2021.

O Bispo manifestou-se pela página da DIOCESE em rede social, dizendo:

 

"COMUNICADO | Dom Antonio Emidio Vilar, SDB
São João da Boa Vista, 19 de janeiro de 2022.
Caros irmãos e irmãs,
Hoje, dia 19 de janeiro, foi publicada a minha nomeação como bispo de São José do Rio Preto. A nunciatura me fez esta comunicação, sob sigilo, há um mês, no fim do retiro que preguei aos salesianos, na Chapada dos Guimarães, MT. Nesse contexto, revi a minha vida: o nascimento de alto risco, o berço pobre, mas digno e cheio de fé e partilha, a educação e formação salesiana, as provações na saúde, no estudo, no relacionamento, nas missões assumidas como salesiano e como bispo... Por tudo dou graças a Deus, pois cada situação me ensinou muito e a cada passo, senti a mão do Senhor me sustentando.
Diante do novo desafio, lembro Dom Bosco que dizia, ‘um desejo do Papa é para nós uma ordem’. Assim, acolho o pedido do Papa Francisco. Há treze anos, quando fui nomeado bispo, já dizia: ‘O mesmo Deus que nos escolhe, nos faz fiéis até o fim’. Não há porque temer o que virá, se é Deus que o quer. Ele é o Senhor, e nós somos seus servos. Cabe-me agora dispor-me a trabalhar como um simples operário em sua vinha, disposto ao que Ele quiser. Para que eu seja fiel ao meu ‘sim’, peço as orações de todos.
Dou graças a Deus pelo que aprendi na Diocese de São João da Boa Vista. Dela destaco a cultura vocacional plantada pelo Servo de Deus Tomás Vaquero e levada adiante com tantos frutos na vida sacerdotal, religiosa, consagrada e leiga. Edifico-me com seu clero zeloso e fraterno, numeroso e qualificado. Encanto-me com seus seminaristas e vocacionados dóceis ao chamado do Senhor no serviço da Igreja. Aprecio os religiosos e religiosas fiéis testemunhas da opção por Deus e seu Reino de Amor. Maravilho-me dos vários e atuantes movimentos eclesiais que edificam esta Igreja Particular.
Admiro-me das Novas Comunidades, expressões renovadas de consagração e missão. Aplaudo seus leigos e leigas, verdadeiros - ‘sal da terra e luz do mundo’ - vivendo no amor e na fé. Agradeço a todos pela comunhão na missão e pela boa resposta sinodal demonstrada no Plano Pastoral, nos Anos do Laicato, da Juventude, da Família e, agora, no Ano Sócio Transformador.
Enfim, a rica experiência que vivi na Diocese tem a sua máxima expressão na comunhão dos santos que a Igreja propõe hoje como nossos modelos e intercessores: o Beato Donizetti – apóstolo da acolhida, o Venerável Roberto Giovanni, e os Servos de Deus Tomás Vaquero – apóstolo das vocações, Lurdinha Fontão e Padre Matheus.
Eu estarei aqui em São João, cumprindo a agenda da Diocese até o dia 17 de março.
A data de minha posse na Diocese de São José do Rio Preto será dia 19 de março.
Nesse dia 19 de março, a Diocese de São João começa um período de ‘sede vacante’ que terá à sua frente um administrador diocesano a ser escolhido pelo Colégio de Consultores.
Rezem por mim! Confio em suas orações!
O meu abraço a todos! E que Deus os abençoe!
Dom Antonio Emidio Vilar, SDB"



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br