SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Cuidados com a sobrecarga de chuveiros elétricos devem aumentar durante o frio

18/05/2022

Compartilhar



Coordenador do curso de Engenheira Elétrica da Anhanguera faz orientações para manter o bom funcionamento do aparelho e evitar acidentes domésticos

Com a queda de temperatura no mês de maio, os banhos quentes se tornaram a única opção para manter a higiene pessoal de forma confortável, para muitas pessoas. Com os termômetros em 10°C no estado de São Paulo, é comum exagerar na potência de chuveiros elétricos para manter o bem-estar. Segundo dados do Ministério das Minas e Energia, 73% dos lares brasileiros ainda adotam a alternativa elétrica para o aquecimento, em sistemas a gás ou solar, e especialistas recomendam cuidados para evitar problemas com o aparelho, que pode ser sobrecarregado e, em casos extremos, até provocar choques.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera, professor Gustavo Alexandre Anselmo, os erros mais comuns em relação ao chuveiro estão relacionados ao aterramento do fio, popularmente conhecido como ‘fio terra’, e à conexão dos terminais feita de modo inadequado. “A instalação correta é imprescindível para evitar complicações, principalmente durante o inverno, quando sua potência é mais exigida”, afirma o docente.

O engenheiro explica que o calor gerado pelo resistor do aparelho é transferido para a água do encanamento sem que a eletricidade vá para o líquido ou para o corpo humano, que têm menor condução à corrente. “A carga irá sempre percorrer o caminho mais fácil a seguir, portanto, se as funções estiverem em ordem, são baixas as chances de problemas com o dispositivo”, pontua.

“O processo de aterramento garante a segurança do usuário e deve ser realizado por um profissional capacitado e de confiança, para diminuir as chances de vazamento da corrente elétrica”, afirma o docente. Ligar os aquecedores diretamente em tomadas, que não conseguem aguentar a alta potência de energia, é uma prática proibida pela Norma Técnica Brasileira (NBR) 5410, que determina as condições necessárias para instalações de baixa tensão.

CUIDADOS

O engenheiro indica que alguns cuidados domésticos podem evitar acidentes. Segundo ele, é recomendado utilizar tapetes de borracha ou chinelos no chuveiro para que não haja contato direto com o chão. As trocas de chaves de temperatura também só devem ser realizadas quando o aparelho estiver desligado e o tempo do banho quente também deve ser controlado.

 MANUTENÇÃO

A manutenção periódica também é necessária para o bom funcionamento. Os orifícios do aparelho devem ser limpos de forma recorrente para que a pressão da água não danifique fisicamente o chuveiro. Para esse processo, é importante que o morador da residência desligue o disjuntor ou a chave geral de energia.

O professor alerta que, uma vez queimada, a resistência jamais deve ser reaproveitada. “É importante que não sejam adotadas estratégias sem validação de um eletricista, como remendos e adaptações. Além de colocar as pessoas em risco, essas saídas podem provocar aumento da conta de luz”, finaliza.
 



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br