SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Cooperativa Recicla São José pede colaboração de bares e restaurantes

27/11/2023

Compartilhar



A iniciativa visa facilitar a coleta seletiva e tornar o município São José do Rio Pardo mais limpo

São José do Rio Pardo, novembro de 2023 - O Brasil possui aproximadamente 736 mil bares e restaurantes, esses dados são do último relatório gerado pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), iniciativa criada por fabricantes, prestadores de serviço e operadores, que buscam soluções para o mercado. 

Para garantir que os resíduos gerados por esses estabelecimentos tenham destinação adequada, a Cooperativa Recicla SJ Rio Pardo está convidando os donos e gerentes a repassá-los diretamente para a cooperativa. Segundo Bethania Modesto, o objetivo é tornar mais simples o processo de coleta seletiva e garantir que os materiais recicláveis sejam entregues à reciclagem, contribuindo para a sustentabilidade da região e ajudar os estabelecimentos a ficarem sintonia com os dispositivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e ao Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020). ”Contamos com a colaboração dos donos, funcionários e até consumidores de bares e restaurantes para atingirmos nossa meta e contribuirmos com o ecossistema da região”, diz Modesto.

“Os tipos de resíduos aceitos são: plástico, vidro, papel, metal e óleo de cozinha. Além do fator meio ambiente, a cooperativa é a fonte de renda de dezenas de cooperados que serão ajudados com todos os materiais que forem repassados”, explica Bethania. A Cooperativa Recicla SJ Rio Pardo estima que 11 toneladas de resíduos sejam reciclados.

Atualmente, 20 famílias foram beneficiadas com a chegada da cooperativa Recicla SJ Rio Pardo presente na região desde maio deste ano com apoio do Instituto Recicleiros, através do Programa Recicleiros Cidades, programa único no Brasil, que seleciona, fornece tecnologia, maquinário, inteligência, capacitação e suporte, para que municípios possam desenvolver e administrar com eficiência a coleta seletiva sustentável, envolvendo os aspectos ambientais, sociais e econômicos da região. "Quanto maior a adesão por parte da população e empresas ao projeto, maior será a possibilidade da criação de mais postos de trabalho e renda digna para pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de mais resíduos desviados do aterro sanitário, colaborando com a preservação do ecossistema local", declara Bethania.

Para a efetivação da campanha, uma equipe da cooperativa fará visitas nos bares e restaurantes da cidade, que se propuserem a participar e, após analisar cada caso individualmente, voltará com uma proposta de parceria. Os que aceitarem receberão o selo de “Amigo da Reciclagem”, terão seus resíduos coletados regularmente e ficarão em dia com as obrigações ambientais. A ideia é que futuramente os funcionários do estabelecimento recebam um treinamento e material para orientar os clientes.

 



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br