SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Cristiane Zanetti escreve: Como emagrecer se não gosto de exercício físico?

28/11/2023

Compartilhar



Emagrecer sem exercício físico é uma tarefa que se torna mais difícil, não existe milagre.

Para perder peso você deve gastar mais calorias do que ingere, isso é oque chamamos de déficit calórico.

Geralmente este gasto calórico é potencializado quando agregamos os exercícios físicos ao processo. No entanto com a rotina mais acelerada e quase sem tempo para se exercitar por conta das tarefas diárias, por não gostar de se exercitar ou até mesmo impossibilidade física, cada vez mais pessoas se tornam sedentárias e aumentam os quilos na balança e esse aumento de peso na condição sedentária não traz benefício algum para a saúde da pessoa.

O alimento atende a necessidades energéticas e nutricionais do organismo, os exercícios ativam o metabolismo e queimam as calorias.
Para tentar emagrecer sem exercícios o seu plano alimentar deve ser modificado com orientação de um nutricionista para descobrir quantas calorias devem ser cortadas da sua alimentação da melhor forma para que não haja prejuízos a sua saúde.

É fundamental uma dieta balanceada com frutas e vegetais que oferecem grande quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes; proteínas magras como carnes brancas, vermelhas, ovos, legumes e laticínios são fontes de proteína; cereais e grãos integrais como, por exemplo, quinoa, aveia, arroz são bem vindos.
Na hora da refeição se concentre no que está comendo e desligue do exterior, desconecte-se de aparelhos eletrônicos e celulares, lembre-se também de mastigar com calma e sem pressa, use pratos menores, beba água regularmente, durma bem e tente evitar o estresse.

Mantenha sempre o controle das porções dos alimentos que ingere ao longo do dia para que perceba quando houve um excesso.
A mudança de hábitos sempre será necessária praticando ou não exercícios.

Durante todo o processo é essencial manter o equilíbrio alimentar incluindo proteínas para não haver uma perda considerável de massa muscular.
Emagrecer sem fazer exercícios físicos pode alterar as funções hormonais e metabólicas do corpo, como batimentos cardíacos, pressão arterial, respiração e temperatura, por isso é fundamental ser acompanhado por um profissional.

O emagrecimento sem exercício ocorre aos poucos e o processo pode ser bem longo, não espere resultados imediatos.

Perder peso de forma saudável exige tempo e persistência, emagrecer sem atividade física pode ser uma tarefa possível, mas muito difícil, aliar dieta e exercício lhe dará a possibilidade de perder gordura e ao mesmo tempo aumentar a massa muscular conquistando um corpo mais sequinho sem flacidez, somente as células dos músculos intensificam a queima de calorias, quem tem a musculatura preservada consegue intensificar essa queima, tem o metabolismo mais acelerado mesmo quando parado; entretanto quem tem poucos músculos tem o metabolismo mais lento e demora mais para queimar calorias.

Os exercícios contribuem muito para a perda de peso, talvez você só não encontrou ainda uma atividade que goste, exercícios devem nos proporcionar prazer, vontade de voltar para fazer novamente, não escolha qualquer um só porque “está na moda”, as chances de desistir serão maiores.

Emagrecer sem atividade física é possível dentro de algumas limitações, mas a certeza de que aliar atividade física a esse processo potencializará os resultados e benefícios não se pode negar.

Cristiane Della Coleta Zanetti é formada em Educação Física Licenciatura/Bacharelado pela Universidade Paulista UNIP São José do Rio Pardo-SP. Atua como Educadora Física e Personal Trainer e escreve semanalmente para o DEMOCRATA.CREF: 176740-G/SP
 

Publicado na edição 1797 de 25 de novembro de 2023, pág.11



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br