SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Nova epidemia na China: doença pode ameaçar o mundo

30/11/2023

Compartilhar



Hospitais nas províncias de Liaoning e Pequim, na China, estão enfrentando uma preocupante epidemia de pneumonia desconhecida, especialmente entre crianças. O alerta foi emitido pela Promed, um portal de monitoramento de doenças que tem histórico de identificar surtos significativos.

Este novo surto destaca a volatilidade do cenário de saúde global e a constante ameaça de novas doenças emergentes. A condição, ainda não totalmente compreendida, manifesta-se como uma pneumonia desconhecida, afetando especialmente crianças nas províncias mencionadas.

Os hospitais estão enfrentando uma alta demanda de pacientes, e a situação é grave o suficiente para levantar a possibilidade de suspensão das atividades escolares. Os indivíduos afetados apresentam febre intensa e desenvolvem nódulos nos pulmões, sem sintomas respiratórios adicionais. Essa especificidade dos sintomas destaca a singularidade dessa enfermidade e a necessidade de estudos aprofundados para compreensão e contenção.

A epidemia coincide com o afrouxamento das restrições na China, marcando seu primeiro inverno sem as medidas rigorosas adotadas durante a pandemia. A relação entre o aumento dos casos e a suspensão de restrições é notável, refletindo padrões semelhantes em outros países que tiveram surtos pós-retirada de restrições.

Apesar da falta de clareza sobre o início exato da epidemia, há sugestões de que o Mycoplasma pneumoniae, conhecido como “pneumonia ambulante”, pode estar envolvido. Essa bactéria geralmente causa infecções leves, mas sua associação com o surto atual requer investigação mais aprofundada.

Embora seja prematuro determinar se essa epidemia evoluirá para uma pandemia, o alerta é claro. Neste momento, é imperativo monitorar de perto o desenvolvimento da situação, buscando entender a origem, a transmissão e implementar medidas preventivas.

A comunidade global de saúde deve permanecer vigilante diante de possíveis ameaças à saúde pública, reforçando a importância da cooperação internacional e da prontidão para enfrentar desafios epidemiológicos emergentes. O ProMed (Programa de Monitoramento de Doenças Emergentes) emitiu um relatório sobre o surto de pneumonia misteriosa na China, levantando o alerta de uma nova epidemia. A situação é preocupante, com hospitais infantis sobrecarregados e escolas suspendendo temporariamente as aulas. Até o momento, autoridades de saúde chinesas não emitiram um posicionamento oficial sobre o surto.

O ProMed (Programa de Monitoramento de Doenças Emergentes) emitiu um relatório na noite desta terça-feira (21) sobre um surto de pneumonia misteriosa que está sobrecarregando hospitais infantis em algumas cidades da China, inclusive na capital, Pequim, levantando o alerta de uma nova epidemia.

“Este relatório sugere um surto generalizado de uma doença respiratória não diagnosticada em várias áreas na China, já que Pequim e Liaoning estão a quase 800 km de distância. Não está claro quando esse surto começou, pois seria incomum tantas crianças serem afetadas tão rapidamente. O relatório não menciona que adultos foram afetados, sugerindo alguma exposição nas escolas. O ProMed aguarda informações mais definitivas sobre a etiologia e a extensão dessa preocupante doença na China”, diz o documento.

A FTV News, uma emissora de Taiwan, ouviu um morador de Pequim, cidade onde um hospital infantil estava superlotado na manhã de ontem.

“Muitos, muitos estão hospitalizados. Eles não tossem e não apresentam sintomas. Eles apenas têm temperatura alta [febre] e muitos desenvolvem nódulos pulmonares”, informou o cidadão, identificado apenas como Wei.

Outro residente da capital chinesa afirmou que os pais não estão autorizados a reportar os casos às escolas. Se as crianças tiverem algum sintoma, como febre, resfriado e tosse, são internadas imediatamente.

A situação também é preocupante no hospital infantil de Dalian, na província de Liaoning, onde havia dezenas de crianças que estavam recebendo medicação intravenosa.

“Os pacientes têm que esperar na fila por duas horas”, relatou um funcionário do local também à emissora de Taiwan.
Muitas escolas nessas localidades já cancelaram as aulas, e outras estão cogitando suspendê-las temporariamente.

Até o momento, nem a Comissão Nacional de Saúde nem o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China emitiram um posicionamento sobre o surto. 



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br