SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Casa Euclidiana Celebra os 121 Anos de “Os Sertões” com Evento Memorável

11/12/2023

Compartilhar



No último dia 1º de dezembro, a Casa Euclidiana foi palco de uma comemoração significativa, marcando os 121 anos da obra-prima “Os Sertões”. O evento, que teve início às 15 horas, reuniu entusiastas, acadêmicos e membros da comunidade em uma celebração dedicada à importância do livro e ao legado de Euclides da Cunha.

A professora Maria Aparecida Granado Rodrigues, especialista reconhecida, foi convidada a compartilhar suas reflexões sobre a relevância de “Os Sertões”. Em sua fala, a professora destacou a magnitude da obra, ressaltando como ela transcende o tempo, continuando a inspirar leitores e intelectuais ao longo dos anos.

A Curadora da Casa Euclidiana, Ana Paula Lacerda, desvelou um anúncio aguardado com grande expectativa: o tema da Semana Euclidiana de 2024. Sob o título “Euclides da Cunha e a República”, o tema promete explorar aspectos inéditos e fascinantes da relação entre o renomado autor e o contexto republicano.
Dona Carmen Maschietto, uma das responsáveis pela organização do evento, dedicou um momento para explicar detalhadamente o tema escolhido para a Semana Euclidiana de 2024, proporcionando aos participantes insights valiosos sobre o que esperar nas futuras atividades e discussões.

A cerimônia também contemplou a entrega solene dos certificados aos talentosos vencedores do Concurso de Desenho Infantojuvenil de 2023. A criatividade e expressão artística das jovens mentes foram reconhecidas e celebradas, promovendo o desenvolvimento cultural e artístico entre os participantes.

Além disso, foi realizada a divulgação oficial do resultado da Maratona Intelectual Euclidiana, um momento aguardado pelos competidores e pelos amantes do conhecimento. A Casa Euclidiana reafirma seu compromisso em estimular o pensamento crítico e a busca pelo saber, mantendo viva a chama da intelectualidade.

Entre os ilustres presentes, destacou-se a vice-prefeita, Dona Algemira, que enalteceu a iniciativa cultural e educativa da Casa Euclidiana. O evento contou ainda com a participação de alunos, representantes de diversas escolas e membros do Conselho Euclidiano, formando um público diversificado e engajado.

A celebração dos 121 anos de “Os Sertões” na Casa Euclidiana reforça o compromisso com a preservação do patrimônio cultural e intelectual, inspirando as gerações presentes e futuras a explorarem o vasto universo da obra de Euclides da Cunha. 

*Publicado na edição 1799 de 9 de dezembro de 2023, pág. 7



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br