SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Tratamento da obesidade através da reeducação alimentar

11/12/2023

Compartilhar




A obesidade é uma doença crônica, complexa e multifatorial com o aumento do tecido adiposo, devido ao excesso de gordura e do consumo energético e baixo gasto calórico.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em 2025, teremos 700 milhões de obesos adultos em nível mundial. No Brasil, atualmente, os números da obesidade estão aproximadamente em 20% da população e em 55,4% com excesso de peso.

Os hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, estilo de vida são as principais causas para o desenvolvimento da obesidade. Entretanto, os aspectos psicológicos como estresse, depressão, ansiedade também são desencadeadores para a patologia. A hereditariedade pode influenciar no ganho de peso, considerando em uma família que nenhum dos pais são obesos a probabilidade de desencadear a obesidade é em 9%; um dos pais é em 50%; e o pai e a mãe obesos o filho poder ser obeso em 80%.

A classificação da obesidade é realizada através do Índice de Massa Corporal (IMC), Obesidade grau I: 30-34,9 Kg/m²; Obesidade grau II: 35-39,9 Kg/m²; Obesidade grau III (mórbida): >40kg/m². E baseado na circunferência da cintura: homens > ou igual 90 cm e mulheres > ou igual 80 cm.

Existem consequências graves na obesidade que podem propiciar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, dislipidemias, apneia obstrutiva do sono, refluxo gastroesofágico, gota, infertilidade, câncer, doença renal e hepática, hipertensão arterial sistêmica.

A reeducação alimentar tem papel fundamental na saúde do indivíduo obeso através da modificação da alimentação atual, redução do peso e dos fatores de risco cardiovasculares para evitar futuramente transtornos alimentares, sempre com enfoque de não só mudar o corpo, mas associado a como lidar psicologicamente com a comida.

A alimentação deve ter uma redução de 500 a 1000 calorias por dia, a quantidade exata é individual.

Mastigar bem devagar durante as refeições para poder produzir o hormônio da saciedade, a leptina, que é produzida nas células adiposas e agem diretamente no cérebro para controlar o apetite e promover a saciedade.

ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS

Aumentar o consumo de proteínas para promoção da saciedade;

Iniciar as refeições com saladas cruas;

Consumir de 25 a 30g/ dia de fibras juntamente com líquidos para fins de saciedade e funcionamento adequado do intestino;

Trocar farinhas brancas por grãos integrais;

Aumentar o consumo de verduras;

Frutas com alto teor de água: melancia, morango, limão, acerola, abacaxi, melão, kiwi, laranja;

Preferir queijos brancos; leites e iogurtes desnatados;

Carnes magras, peixes, frango, sem gorduras e sem pele;

Consumir grelhados, assados, cozidos e no vapor;

Não pular as refeições e nem realizar jejuns prolongados;

Não cozinhar com fome;

Não fazer dietas da moda;

Restringir bebidas alcoólicas;

Evitar doces, refrigerantes, salgadinhos, bolachas recheadas e produtos industrializados;

Não substituir as refeições principais por lanches;

Realizar as refeições em locais tranquilos, longe de televisão, celular e computador;

Preparar as refeições com produtos naturais.

É imprescindível o acompanhamento durante todo o tratamento da obesidade com um médico e um nutricionista para o alcance da perda de peso de maneira saudável e melhora da qualidade de vida, comumente a prática de atividade física diária para que o balanço do gasto energético seja maior que o consumo calórico.

Lembrando que, toda a rotina alimentar proposta é individualizada já que não é só tratada a obesidade e sim todas as doenças apresentadas pelo indivíduo, podendo incluir suplementos alimentares. E em alguns casos, o médico pode indicar a cirurgia bariátrica.


Pamela Bueno Zanardo é nutricionista (CRN3-35316) pela Universidade Nove de Julho/SP. Tem formação executiva em controle de qualidade dos alimentos e produção pela Universidade Nove de Julho, sendo especialista em nutrição clínica: metabolismo, prática e terapia nutricional pela Universidade Gama Filho/RJ. Hoje atua como Nutricionista clínica e responsável técnica na Clínica Residencial para idosos Estrela da Manhã na cidade de Santo André/SP. Email: pamelazanardo@hotmail.com 

Publicado na edição 1799 de 9 de dezembro de 2023, pág. 10



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br