SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Veja com Cristiane Zanetti como aumentar massa muscular e seus benefícios

11/12/2023

Compartilhar



Temos em nosso corpo a massa gorda, massa magra e massa muscular.

Massa gorda é a gordura do corpo que na proporção adequada é benéfica ao nosso organismo sendo fonte de energia, proteção dos órgãos vitais e também manutenção da temperatura corporal.

Massa magra é composta por músculos, órgãos, ossos, líquidos corporais, tendões e ligamentos, ela não é apenas fundamental para uma boa estética, mas para reduzir uma série de doenças cardiovasculares, crônicas e degenerativas.

Massa muscular é a parte que se refere exclusivamente aos músculos, esses que são hipertrofiados por micro lesões resultantes de estímulos e esforços realizados no tecido muscular.

As fibras musculares aumentam devido à regeneração das lesões no tecido, fazendo assim com que ele cresça, aumente seu volume proporcionando tônus muscular; de maneira resumida se dá o nome de hipertrofia muscular.

Muitas pessoas não sabem, mas quanto maior for seu percentual de massa muscular, maior será o seu gasto calórico, os músculos potencializam o emagrecimento, pois aceleram o metabolismo e consomem mais energia para se manter, com isso a perda de gordura corporal e o controle de peso se tornam mais efetivos.

Além da manutenção de peso corporal e da queima de gordura, outros benefícios também são alcançados com o aumento da massa muscular as fibras dos músculos produzem substâncias antioxidantes que protegem o DNA contra danos causados por radicais livres, a miosina produzida pelas fibras musculares junto com outros tecidos do nosso corpo previnem inflamações crônicas.

O endocrinologista Ronan Araujo afirma; “durante a contração muscular há uma liberação de substâncias que tem efeito vasodilatador que ajuda a expandir os vasos sanguíneos melhorando o fluxo de sangue; com isso o coração precisa trabalhar menos para bombear o sangue diminuindo risco de doenças”.

Quando os músculos são estimulados por meio de exercícios físicos há um aumento de densidade óssea e força, oque reduz fraturas e osteoporose, é essencial que os idosos também pratiquem exercícios físicos para que obtenham essa melhora na parte óssea, já que estão mais susceptíveis a quedas.

Como já mencionado, os músculos queimam mais energia e assim estão diretamente ligados ao controle de glicemia e sensibilidade do organismo à insulina, pessoas com mais massa muscular tem menores chances de desenvolver doenças metabólicas, foi-se o tempo em que treinar era apenas realizado para fins estéticos.

Para conseguir aumentar a massa muscular é essencial que a pessoa comece a treinar constantemente e de acordo com sua condição física vá aumentando a intensidade, sempre tenha constância, apostar em treinamentos de força é a melhor escolha e contar com um profissional qualificado fará a diferença, pois você não ficará estagnado com o mesmo treino, sem obter resultados.

Ter uma alimentação equilibrada rica em proteínas será importante também nesse processo, elas são a base da construção do tecido muscular, para isso consulte um nutricionista.

Dormir bem, tentar manter um sono de qualidade além de ajudar manter a massa muscular, regenera também as fibras que foram rompidas durante o treinamento.

Os músculos são formados por aproximadamente 70% de água, para um melhor crescimento de massa muscular é necessário ingerir água em boa quantidade, pois ela facilita os processos de síntese proteica, fazendo assim com que haja uma maior recuperação muscular.

Todas essas questões são extremamente importantes para a construção de uma boa massa muscular, e apostar em atividade física e bons hábitos sempre será a forma de conquistar mais saúde e qualidade de vida.

Cristiane Della Coleta Zanetti é formada em Educação Física Licenciatura/Bacharelado pela Universidade Paulista UNIP São José do Rio Pardo-SP. Atua como Educadora Física e Personal Trainer e escreve semanalmente para o DEMOCRATA.CREF: 176740-G/SP

Publicado na edição 1799 de 9 de dezembro de 2023, pág. 11
 



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br