SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Sugestão de leitura do DEMOCRATA: Fuga dos Nazistas da Justiça

14/12/2023

Compartilhar



O livro escrito por Richard Dargie e Julian Flanders tem 256 páginas e, a partir de um criterioso trabalho de pesquisa histórica procura explicar como os seguidores de Hitler tentaram desaparecer sem deixar rastros.

O livro apresenta algumas soluções encontradas pelos Nazistas, como o chamado “caminho dos ratos” que contou com apoio até do Vaticano e permitiu a vários Nazistas, como Josheph Mengele, vir parar no Brasil e levar uma vida pacata.

A grande verdade é que há os que se dispuseram a ajudar por dinheiro, mas a maioria o fez por ideologia.

O auxílio recebido por Nazistas veio de pessoas que pensavam de forma próxima ao que eles pensaram e fizeram, e isso não deveria causar estranheza.

Veja-se que em pleno século XXI em Mococa promotor de Justiça se entregou a causar esterilização de mulheres em situação de fragilidade social usando as estruturas e o dinheiro públicos, com sucesso até que o Tribunal de Justiça encerrou a prática.

Ainda que longe geograficamente e no tempo, dos anos da Alemanha Nazista da segunda guerra, o mecanismo que permitiu a impunidade criminal e civil do promotor - e de outras autoridades e agentes públicos que auxiliaram, participaram ou mesmo os que souberam e não agiram como deveriam - é o mesmo que ajudou outros que pensaram como eles naqueles anos sombrios: os que acreditam na eugenia.

O livro analisa vários aspectos, como a desintegração do comando Nazista no final da guerra, os Julgamentos dos crimes de guerra e até os médicos Nazistas, como Mengele que fugiram e os que foram aproveitados pelos estados vencedores da guerra - apesar do que haviam feito - por conta do conhecimento adquirido.

Os estados que venceram a guerra precisavam da mão de obra qualificada dos Nazistas.

A chamada “operação paper clip” levou vários cientistas Nazistas para os Estados Unidos, sendo o mais famoso o caso de Wernher Magnus Maximilian von Braun, que desenvolveu os foguetes V2 com que os Nazistas castigaram a Inglaterra e, depois, foi o pai do projeto espacial norte americano, ajudando a chegada do homem à lua.

Com os médicos não foi muito diferente. Experimentos terríveis com pessoas sendo congeladas vivas, costuradas umas às outras, e com infecções causadas em feridas para análise de tratamentos medicamentoso acabaram ajudando os médicos monstros nazistas a compreender muito da fisiologia humana. E esse conhecimento, entenderam alguns, não poderia ser perdido - apesar da forma bizarra como foi adquirido.

Essa também foi um fator que permitiu a muitos médicos nazistas seguir como figuras respeitáveis em novas vidas que assumiram depois da guerra.

A necessidade de seguir adiante aliada a vergonha da derrota sofrida também fez a Alemanha, então dividida, passar a tentar esquecer seus monstros que, assim, puderam ir escapando pelas sombras.

Muitos segredos de guerra estavam em poder de alguns nazistas, e naqueles anos sombrios - antes da guerra fria - isso poderia representar a vida e a morte de uma Nação.

O livro não esgota o assunto, mas o apresenta de forma didática e clara para quem não tem conhecimento profundo daqueles períodos da história, mas quer conhecer.

A melhor parte é que é vendido pela internet pelo preço de R$ 18,90 no site da Editora Pé na Letra.

publicado na edição 1799 de 9 de dezembro de 2023, pág. 12
 



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br