SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Transporte gratuito aos domingos já é realidade em São José do Rio Pardo

19/12/2023

Compartilhar



Desde domingo, 17 de dezembro de 2023, São José do Rio Pardo passou a contar com transporte gratuito aos domingos.

E são mais linhas e horários a fim de atender, principalmente, os bairros mais distantes do centro da cidade.

Em entrevista coletiva no sábado, 16 de dezembro de 2023, o prefeito Márcio Callegari Zanetti e o Secretário de Gestão, Dr. Paulo Eduardo Gonçalves Boldrin explicaram como será o serviço, que está em fase experimental.

Primeiro o aumento do número de linhas e horários.

De 4 linhas passamos para 6 e de 21 horários, para 53.

A medida foi instituída por lei municipal, sancionada esta semana pelo prefeito Marcio Callegari Zanetti.

A prefeitura convocou uma coletiva de imprensa na sede da prefeitura municipal na manhã de sábado, 16 de dezembro de 2023, para explicar a medida.

Na coletiva o prefeito agradeceu a mídia regional presente, não só os principais veículos de comunicação e blogs de São José do Rio Pardo como de Mococa, Casa Branca, Vargem Grande Sul e da região.

É um projeto que só é possível por causa do equilíbrio financeiro da prefeitura”, disse o Secretário de Gestão.

É um projeto de praticamente R$ 220 mil reais ano que ele se torna viável porque a prefeitura conseguiu com muito trabalho, muito esforço, muita criatividade equilibrar as contas”, completou.

O prefeito, Marcio Callegari Zanetti disse

“O que nos despertou, o que nos motivou a fazer isso? Há uma reclamação muito grande da população de São José do Rio Pardo com relação a falta de linhas do transporte público, isso eu falo de uma maneira geral, mas especialmente aos domingos”.

A preocupação do prefeito foi principalmente com os moradores dos bairros periféricos, como Vale do Redentor e entorno, Cassucci e entorno e Domingos de Syllos.

O prefeito destacou o trabalho do Secretário de Gestão para a implementação desta inovação:

“Pedi ao Paulo para estar presente, Paulo é o Secretário de Gestão, tem a responsabilidade de fazer a gestão do contrato com a concessionária do serviço público, do transporte público de São José do Rio Pardo, então o0 Paulo foi responsável pela operacionalização contratual que vai nos permitir ofertar esse benefício para nossa população”

E mais: “Nós pensamos na possibilidade de fomento do lazer, fomento do turismo, de uma maneira geral permitir que as pessoas possam estar convivendo mais perto umas das outras no coração da cidade, especialmente aos domingos na praça central e na área de lazer”, concluiu o prefeito.

A novidade permite, também, muitas famílias a ter convivência, aos domingos, sem gastar com transporte.

Abaixo os horários implementados inicialmente para o transporte gratuito aos domingos.

 

 

Equilíbrio econômico financeiro

Em todo contrato público que verse sobre concessão de serviços públicos para a iniciativa privada muito se fala em equilíbrio da relação contratual na concessão.

E são fatores que pesam a obtenção de lucro pela empresa, mostrando a viabilidade econômica, e o preço acessível da tarifa, permitindo na prática o acesso ao serviço público de transporte para os usuários.

A empresa que contrata a prestação de um serviço público, como o transporte coletivo urbano, deve fazê-lo de forma a manter uma posição de rentabilidade, até para a manutenção da frota, fazer frente a despesas trabalhistas, etc.

Esse equilíbrio é particularmente delicado em cidades com menos de 100 mil habitantes, caso de São José do Rio Pardo.

A medida que custará em torno de R$ 3.600 por domingo de investimento por parte da prefeitura.

Não é algo que assegure lucro à empresa, diante de longa negociação entre prefeitura e concessionária. O valor deve ser suficiente para assegurar um equilíbrio na concessão e permitir melhor prestação de serviço aos usuários.

 

 

Nova concessão: é possível?

Em que pese a atual administração ter se posicionado pelo cumprimento de contratos, o transporte coletivo em São José do Rio Pardo não tem sido eficiente para os usuários.

Linhas antigas foram sendo aumentadas para incluir novos bairros, pontos de embarque e desembar-que foram sendo escolhidos a esmo, e hoje temos um sistema de transporte obsoleto, que não atende a real necessidade da cidade.

Questionado pelo DEMOCRATA o prefeito mencionou que já no ano que vem deve começar estudos de viabilidade de tráfego, a fim de ter um relatório técnico que mostre por um lado à necessidade real de transporte coletivo da cidade e por outro assegure o equilíbrio financeiro para a execução do con-trato.
A prefeitura pode, se assim entender, romper o atual contrato de concessão por interesse público.

A necessidade muitas mudanças implicariam na conveniência para a administração pública de uma nova concessão, o que - ao que tudo indica - deve demorar, mas deve acontecer.

Na deficiência no transporte coletivo está a gênese da necessidade de tantos veículos particulares que dificultam o trânsito, especialmente na região central da cidade.
 



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br