SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



A Influência dos Alimentos para Regular o Hipertireoidismo

19/12/2023

Compartilhar



O hipertireoidismo é uma doença endócrina ou também conhecida como tirotoxicose, que é uma alteração resultante do excesso dos hormônios tiroidianos na circulação tanto por hiperfunção da tireoide, tireoidite ou tiroxicose iatrogênica, quando não se reconhece a causa.

As causas mais comuns são por doenças autoimunes como Basedaw-graves ou bócio difuso tóxico, e doença de Plummer ou bócio nodular ou multinodular tóxico.

O diagnóstico é feito através da dosagem do hormônio estimulados da tireoide (TSH) e dosagem livre de T4 e T3 total e livre, que apresentam elevados.

Essa patologia se manifesta através do aumento do metabolismo devido os hormônios aumentarem a absorção da glicose, aumento da glicemia pós-refeição, aumentar a quebra dos lipídeos e consequentemente maior mobilização das gorduras e risco de hiperlipidemia (aumento de gordura no sangue), além de perda de sódio que pode provocar desidratação e maior mobilização de cálcio pelo organismo.

Além de ser hipermetabólico, pode apresentar dentre os sinais e sintomas a perda de peso, fraqueza, intolerância ao calor e insensibilidade ao frio, sudorese, tremor, ansiedade, insônia, nervosismo, diarreia, edema nos olhos, olhos sobressaltados e hiperfagia (aumento da fome).
A alimentação deve ser hipercalórica, rica em proteínas e em casos de diarreia pobre em gorduras, rica em líquidos para repor perdas durante a diarreia e a sudorese como água, suco de frutas, chá de camomila, erva-doce, capim-limão.

Incluindo grãos integrais, carnes magras, alimentos ricos em cálcio, ferro, vitamina D (sardinha, salmão), antioxidantes como abóbora, cenoura, fígado, espinafre, morango, acerola, limão, goiaba, Kiwi.

IMPORTANTE: É necessário submeter ao cozimento o repolho, couve de Bruxelas, couve, nabo, brócolis, couve-flor, amendoim, pois apresentam em sua composição substâncias que elevam os efeitos colaterais dos medicamentos antitiroidianos.

E O QUE DEVEMOS EVITAR NO HIPERTIREOIDISMO?

Alimentos ricos em sódio como caldos de carne em cubos, carne seca, azeitonas, bacon, enlatados e embutidos.

Bebidas ricas em cafeína como café, chá preto, mate, chocolate, refrigerantes à base de cola, guaraná em pó, devido conter estimulantes e favorecem a desidratação.

Alimentos refinados e açúcares que podem intensificar o aumento da gordura no sangue.

A dieta deve ser individualizada para adequar o peso do indivíduo, manter os níveis adequados de nutrientes, controlar o trânsito intestinal acelerado.

Geralmente, é necessário a suplementação de cálcio pela deficiência do mineral no organismo, e se houver a carência de outros minerais e vitaminas.

E o acompanhamento também de um médico para todo o tratamento medicamentoso, e salvo a necessidade do controle do estresse e qualidade do sono para evitar agravamentos no hipertireoidismo.

 

*Pamela Bueno Zanardo é nutricionista (CRN3-35316) pela Universidade Nove de Julho/SP. Tem formação executiva em controle de qualidade dos alimentos e produção pela Universidade Nove de Julho, sendo especialista em nutrição clínica: metabolismo, prática e terapia nutricional pela Universidade Gama Filho/RJ. Hoje atua como Nutricionista clínica e responsável técnica na Clínica Residencial para idosos Estrela da Manhã na cidade de Santo André/SP. Email: pamelazanardo@hotmail.com 

*Publicado na edição 1800 de 17 de dezembro de 2023, pág. 10



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br