SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Carreta em São José do Rio Pardo: Quem a organizou e por que?

14/03/2021

Compartilhar



Estamos, há tempos, em uma polarização política sem muito significado lógico ou racional. De parte a parte. Isso é complicado, porque estamos tratando de coisas da república com as mesmas paixões que tratamos o futebol.

Futebol com paixão é algo que não se explica, sequer se busca lógica. Coisas da república, por outro lado, definem em que tipo de escola nossos filhos estudarão, se viveremos sob liberdades ou sob uma ditadura, e se trataremos das questões de saúde à base da ciência ou de opiniões dadas livremente em rede social por quem não distingue a mão direita da esquerda. E por aí vai. Decidir estas questões com paixão, já se viu isso na Alemanda da década de 1930, não tem um fim próspero.

Em São José do Rio Pardo, como em várias outras cidades Brasil a fora, houve uma carreata. Segundo um dos que transmitiu o evento online, foram 100 carros e 6 caminhões.

DEMOCRATA ouviu dez pessoas que participaram, e constatou que:

a uma minoria fala de apoio ao presidente Jair Bolsonaro

b. a maioria fala de oposição a Dória e ao plano São Paulo em sua fase emergencial que fecha as cidades.

c. Dos 10 ouvidos, todos são favoráveis ao uso de máscaras e às medidas de distanciamento e vacinação, diferente do que defende o presidente Jair Bolsonaro.

d. Dos 10 ouvidos, nenhum sabe quem exatamente é o líder do movimento na esfera local. Pelo menos três nomes diferentes foram mencionados, sem certeza pelos entrevistados.

e. Dos 10 ouvidos 4 foram favoráveis a chamada “intervenção militar”, com deposição imediata de governadores, deputados estaduais e federais, STF, prefeitos e vereadores de todo o país, com indicação de governadores pelo presidente e de prefeitos pelo governador. Três disseram-se favoráveis a “intervenção militar constitucional” mas não souberam dizer o que seria isso, falando vagamente de resgate de valores cívidos.

Apuramos que movimento local de apoio a Bolsonaro vem liderado pela ex-vereadora Carol Junqueira, ligada a Silvio Torres, ex-cadidato a prefeito de São José do Rio Pardo.

A carreata contou com transmissão ao vivo por conta do locutor da rádio da família Torres e ex-candidato pelo mesmo grupo político, André Luís.

Em diálogo ouvido em uma das gravações divulgadas ao vivo por um dos participantes, deu-se o seguinte diálogo:

“_E o negócio lá da intervenção, não vai poder falar não, né?
_Cada um pode falar do que quiser
_Mas os caras me comeram o toco, ficaram o maior bravo hoje cedo… ...não pode.
_É coisa de vereador!”

O diálogo, ininteligível a partir desse ponto, faz pensar. Não ficou claro qual vereador seria o responsável por controlar o que poderia ser falado e o que não poderia. E se, realmente, há um vereador por trás do movimento. Mas ficou claro que havia uma pauta e censura a discurso não alinhado.

A impressão da reportagem é que as pessoas não querem o lockdown imposto por dória ao comércio, não se opõe ao uso de máscaras, ao distanciamento ou à vacinação. Aumento no preço dos combustíveis foi outra coisa que pesou, movendo os cidadãos para o protesto.

O movimento segue liderado, na prática, por pessoas do grupo político de Silvio Torres, como Carol Junqueira e André Luis da rádio.

Como se vê nas imagens abaixo, ambos foram candidatos com Silvio Torres nas eleições em novembro do ano passado. Carol Junqueira, em viagem recente a Brasília, postou foto sem máscara com Bolsonaro e, à reportagem, explicou: “uma das exigências para se aproximar do presidente é que todos estejam sem máscaras”.

Negar os efeitos da pandemia e da Covid-19 tem sido considerado por boa parte de países e por cientistas e médicos brasileiros como um erro do presidente Bolsonaro e de seus seguidores. O uso de máscaras faciais, o distanciamento social, a higienização correta das mãos e o uso de álcool gel tem sido mencionado, reiteradamente, por médicos e cientistas como a melhor forma de enfrentarmos a pandemia de Covid-19. A vacinação é uma esperança de muitos brasileiros no enfrentamento à pandemia.

Uma mobilização como a de hoje, em que vários falam de “intervenção militar”, pedindo a volta de um regime militar, especialmente por vir apoiada por candidatos derrotados nas últimas eleições e, portanto, incapazes de chegar ao poder pelo voto, faz pensar.

Querem depor o prefeito e todos os vereadores eleitos pelo povo em São José do Rio Pardo também? E, em caso positivo, quem seria o “prefeito biônico” que este grupo que está liderando a movimentação indicaria?

Estes movimentos que não dizem claramente quem os organiza e qual exatamente a pauta de reivindicações. se vale dos tempos fluidos e das redes sociais, em que cada um pensa que protesta por um motivo pessoal, enquanto pode servir de massa de manobra para políticos tradicionais que, estrategicamente, não aparecem.

Até agora não levantamos, com clareza:

1. Quem organizou a carreata e

2. Qual a pauta do movimento.

E de 10 pessoas que participaram e concederam entrevista para o DEMOCRATA, nenhuma soube responder a nenhuma destas duas perguntas perguntas. Viram no FACE que haveria o protesto e, indignadas com as medidas do governador Dória e com a alta de preços nos combustíveis, resolveram participar.

DEMOCRATA tentou contato com Carol Junqueira (que aparece sem uso de máscara com o presidente Jair Bolsonaro) e com André Luís, mas sem sucesso.

Enquanto isso batemos recorde de casos de contaminação e mortes por Covid-19.

*Matéria em Construção 



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br