SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34



Narcisistas e hoovering

24/12/2020 - por Maria Betânia dos Santos Chaves

Hoovering é uma tática de abuso frequentemente usada por pessoas com transtornos de personalidade narcisistas, limítrofes e antissociais. A tática tem esse nome por causa do aspirador de pó Hoover, aspirar é basicamente uma maneira de “sugar” uma pessoa de volta a um relacionamento abusivo.
Hoovering é normalmente feito após um longo período sem contato entre a vítima e o agressor. Na tentativa de recuperar o controle sobre suas vítimas, abusadores usarão táticas de manipulação que visam os pontos fracos e vulnerabilidades emocionais de suas vítimas. Se forem bem-sucedidos, o agressor hoovering usará sua vítima até que ela fique entediada e o descarte mais uma vez.


Vamos dar uma olhada em três possíveis cenários de hoovering:

-Amanda terminou com Sérgio há seis meses e cortou todos os contatos. Mas um dia, do nada, ela recebe uma solicitação de contato no Facebook de Sérgio se desculpando por todo o seu comportamento abusivo e que ele quer uma segunda chance porque ainda está “apaixonado” por ela. O coração de Amanda amolece enquanto ela escreve uma resposta, acreditando verdadeiramente que Sérgio “mudou”.

-Bernardo conseguiu escapar de um relacionamento emocionalmente abusivo com seu parceiro Roberto, quase dois anos atrás. Quando ele chega em casa, ele encontra uma luxuosa variedade de flores à sua porta com uma nota que diz “Feliz Dia dos Namorados!” E o número de telefone de Roberto. Bernardo começa a se lembrar de quanto carinho Roberto costumava mostrar a ele no início do relacionamento. Ao se sentir sozinho, Bernardo se convence de que Roberto deve ter amadurecido além de seu comportamento tóxico, e liga para ele.

-Ingrid acabou deixando Alex como uma tentativa desesperada de recuperar o controle de sua vida. Depois de conseguir encontrar consolo por alguns dias devido à sua infidelidade e explosões de raiva, ele começa a aparecer à sua porta. “Você é a única que eu já amei, Ingrid”, lamenta-se Alex. “Quero me casar com você, só queria estar com você. Você é o amor da minha vida, minha alma gêmea”. Depois de experimentar esse comportamento por algumas semanas, Ingrid finalmente abre a porta: “Saia da minha vida!”. Ela grita e começa a chorar. Alex a puxa para um abraço e ela soluça em seu ombro.


Tenha em mente que hoovering não acontece porque a pessoa abusiva te ama ou sentiu sua falta. Essas pessoas não amam.
Ela retornou porque está buscando suprimento narcisista através de você. O reaparecimento é uma forma da pessoa abusiva recuperar o controle sobre você, nem que seja pelo simples prazer de te reconectar a ela.


Não se engane. Essa pessoa não vai mudar. O meu conselho é: pare de alimentar a falsa esperança de que essa pessoa vai reaparecer arrependida e vai mudar. Essa pessoa estará te manipulando e depois tudo voltará ao abuso. A melhor coisa a fazer é o contato zero: cortar qualquer possibilidade de contato com a pessoa abusiva, para não correr o risco de ser tragada de volta ao abuso.


Um narcisista sabe muito bem como manipular e disfarçará seu contato como uma tentativa de buscar reconciliação, perdão, amizade e até amor.

Qual é o sentido de hoovering? Para recuperar uma sensação de controle sobre você. Os narcisistas começam a aspirar quando querem algo de você, como atenção, validação, dinheiro ou sexo. Mas a razão mais profunda pela qual os narcisistas perdem é porque eles são completamente vazios internamente. Eles têm um medo patológico de se sentirem insignificantes, desagradáveis, sozinhos ou sem valor, então fazem o que podem para preencher esse vazio e sustentar sua falsa auto imagem. 

Maria Betânia é bióloga, formada na FEUC e foi conselheira tutelar por mais de cinco anos em São José do Rio Pardo. Escreve sobre direitos humanos.

Mais artigos de Maria Betânia dos Santos Chaves

13/05/2021 - A origem do Dia das Mães


13/05/2021 - Síndrome do desamparo aprendido


13/05/2021 - Dia Nacional da Mulher


13/05/2021 - A pandemia gera retrocesso na busca por igualdade de gênero


17/04/2021 - O autismo no feminino


20/03/2021 - Leis que toda mulher precisa conhecer


13/03/2021 - Dia Internacional das Mulheres


06/03/2021 - Remate do tribunal da vergonha


26/02/2021 - Como assim, cultura do estupro?


13/02/2021 - Fórmulas sutis para alienar mulheres























Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br