SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34



O perigo da adultização das crianças

24/12/2020 - por Josanete Monteiro Gozzo

Hoje percebemos que existe uma forte tendência e influência da sociedade, da mídia e também do comportamento dos pais para adultizar e, consequentemente, erotizar a imagem e o comportamento das crianças.

E é muito importante entendermos que crianças não são mini adultos ou adultos-mirins, por mais óbvio que isso possa parecer, na prática, muitos de nós temos dificuldade em entender isto e acabamos contribuindo e estimulando essa distorção, permitindo que a criança tenha um comportamento de adulto e não o de acordo com o esperado na sua faixa etária, deixando de fazer coisas de criança, falando igual adulto, algumas vezes se vestindo como pessoas maiores de idade e outras tendo que tomar decisões de adultos.

Tem se tornado cada vez mais comum o hábito de vestir crianças, inclusive as mais pequenas, como mini adultos, isso estimula a erotização e pode colocá-las em risco como atração á lascívia e ao assédio de outros adultos.

Outra conduta equivocada é incentivar o namoro entre crianças, mesmo que de brincadeira, isso coloca a criança em um papel próprio do adulto, impróprio para o seu livre desenvolvimento.

Ainda devemos observar outras situações a qual a criança possa participar ou estar fazendo uso e que não condiz com a sua idade, como : Competições, desfiles, maquiagens, roupas, sapatos, cabelos, danças, músicas, páginas em redes sociais, jogos e acesso a conteúdo para adultos.

Como consequencia a criança pode desenvolver sérios problemas de saúde e comportamental. A exemplo podemos citar a depressão infantil e o índice de suicídio entre crianças de 5 a 11 anos que está aumentando assustadoramente.

A Adultização infantil é nociva para a criança, à medida em que atravessa seu processo natural de desenvolvimento e a expõe a experiências com as quais ainda não está preparada para lidar ou mesmo se defender.
 

Mais artigos de Josanete Monteiro Gozzo

30/01/2021 - Desafios no enfrentamento e combate aos crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes


23/01/2021 - Algumas características de um pedófilo


17/01/2021 - Acordo de cooperação cria canal exclusivo para médicos denunciarem casos de suspeita de violência contra crianças e adolescentes


09/01/2021 - Cooperação


31/12/2020 - Nunca confie em ninguém!


24/12/2020 - O perigo da adultização das crianças


19/12/2020 - Pedofilia e o perigo da exposição de imagens de crianças na internet


03/12/2020 - Operação Black Dolphin


03/12/2020 - Os deveres das crianças e dos adolescentes


20/11/2020 - Operação "Luz da Infância"























Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br