SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

22/12/2023

Compartilhar



Praticar exercícios físicos fortalece e desenvolve a musculatura e também traz inúmeros benefícios ao sistema imunológico.
Os exercícios são indicados e praticados tanto por atletas profissionais quanto pessoas comuns que desejam melhorar seu desempenho nos esportes, tratar lesões e melhorar condicionamento e saúde.

Os benefícios são vários:

  • acelera o metabolismo,
  • fortalece o coração,
  • controla diabetes,
  • combate hipertensão,
  • diminui estresse,
  • melhora autoestima,
  • auxilia na perda de peso,
  • melhora o sono,
  • fortalece ossos e músculos

Não é necessário depender de academias para praticar exercícios e deixar de ser sedentário, o exercício pode ser feito caminhando para o trabalho ou até em tarefas domesticas; movimentar-se é um componente fundamental para conquistar um estilo de vida saudável.

Treinar em casa é importante para combater os efeitos do sedentarismo e da pouca locomoção do dia a dia por conta de um espaço reduzido”, explica Luis Carlos Carnevali Junior, doutor em ciências pelo instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

Respeitando seus limites e restrições qualquer pessoa pode treinar em casa ou em qualquer outro lugar fora da academia.

Fora de casa você poderá começar com caminhadas leves e ir aumentando as distâncias, com o tempo e melhora do condicionamento pode - se acrescentar corridas leves e trotes, natação e bike também são excelentes.

Em casa pode se manter ativo também com alguns exercícios como corrida estacionário, pular corda, polichinelo, burpee, escaladas, abdominal, prancha, flexão de braço, agachamento, afundo, panturrilha em pé, etc.

São inúmeros os exercícios que você pode fazer apenas com o peso corporal, e já deixar a vida sedentária de lado.

Se você for um iniciante é sempre bom procurar por ajuda profissional e ter um acompanhamento adequado mesmo que em casa, escolha um bom lugar com espaço para se movimentar, organize seu tempo com um horário fixo só para os exercícios, mantenha uma rotina, respeite seus limites, e tenha muito cuidado com lesões.

Ao iniciar os exercícios não se deve esquecer de alongar a musculatura e aquecê-la, ao término deve-se desacelerar a intensidade até que seus batimentos diminuam e voltem aos níveis normais de repouso.

Não se esqueça de procurar um médico antes de começar qualquer atividade seja ela em clubes, academias, parques ou em casa, respeite seus limites e aumente a intensidade aos poucos; muitos esforços e resultados só dependem de você querer sair da sua zona de conforto ou não.


Cristiane Della Coleta Zanetti é formada em Educação Física Licenciatura/Bacharelado pela Universidade Paulista UNIP São José do Rio Pardo-SP. Atua como Educadora Física e Personal Trainer e escreve semanalmente para o DEMOCRATA.CREF: 176740-G/SP

*Publicado na edição 1800 de 17/12/2023 pág. 11
 



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br