SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Carros híbridos: como funcionam, consumo e vantagens

25/11/2020

Compartilhar



Quando falamos em carros híbridos, referimo-nos a carros que são equipados com pelo menos dois motores diferentes: um elétrico e um térmico, que pode ser movido a diesel ou gasolina. Os dados sobre registros continuam a confirmar o crescimento exponencial do segmento de carros híbridos no mercado, com uma participação de mercado que agora chega a 15% que o torna uma excelente opção de mercado.

Este tipo de motorização tem começado a ser muito apreciado pelos motoristas brasileiros que já conseguem aliar o respeito ao meio ambiente, graças à redução das emissões de CO2, com custos de aquisição relativamente baixos em comparação com os carros 100% elétricos, ou seja, o modo como é usado fácil e simplesmente contribui não apenas com as necessidades de um motorista, mas também como meio ambiente.

Conheça um pouco mais sobre as características de um automóvel híbrido e suas principais curiosidades e diferenças em relação a outros modelos comercializados!


1. Carros híbridos: como funcionam?
A pesquisa e o desenvolvimento de motorizações cada vez mais eficientes e verdes do ponto de vista ambiental levou os fabricantes de automóveis a se concentrarem decisivamente na tecnologia híbrida que lhes permite reduzir o consumo e as emissões de CO2 em comparação com os carros com motor tradicional.

A utilização de uma unidade elétrica, de fato, permite recuperar a energia cinética que seria desperdiçada nas fases de frenagem e desaceleração e, em seguida, reutilizá-la para apoiar ou excluir totalmente o motor térmico, com base no grau de hibridização do trem de força. . Este último tem essencialmente duas funções: transformar a energia química do combustível em energia cinética e carregar a bateria do motor elétrico.

As principais funções da unidade elétrica: nas fases de carga máxima, o motor elétrico permite obter maiores desempenhos mantendo baixo o consumo de combustível. Ao partir da paralisação, quando não está sob carga máxima, a unidade elétrica consegue a aceleração sem a necessidade de intervenção do motor de combustão. Quando o veículo diminui a velocidade , o motor elétrico é capaz de transformar energia cinética em energia elétrica, recarregando a bateria.


2. Motor híbrido: como funciona?

Os carros híbridos podem contar com três tipos diferentes de motorizações que classificamos de acordo com o nível de tecnologia e o nível de eletrificação usado.

 

·         Híbrido moderado - Também conhecido como sistema híbrido leve, o híbrido moderado é amplamente utilizado no mundo da mobilidade elétrica porque é capaz, a custos muito baixos, de reduzir o consumo de combustível e as emissões. Essa tecnologia utiliza um pequeno motor elétrico, acionado na maioria das vezes por correia , que atua como alternador/partida, motogerador e como suporte do motor térmico durante a aceleração. Durante as fases de subida e frenagem, o motor tradicionalmente acionado gira o motor gerador, recarregando assim a pequena bateria. De acordo com os dados publicados pelos diversos fabricantes de automóveis, este sistema permite reduzir em 15%consumo em comparação com um modelo igual a gasolina / diesel. Entre os carros mais vendidos com essa tecnologia encontramos: Ford Puma, Suzuki Swift e Fiat Panda.

 

·         Full Hybrid - O segundo nível de eletrificação do trem de força é o híbrido completo. Trata-se de uma tecnologia introduzida pela Toyota que permite o uso combinado do motor térmico e da unidade elétrica, aumentando a eficiência energética total do trem de força. Comparado aos híbridos leves, o sistema totalmente híbrido permite que você se mova, mesmo que apenas por alguns quilômetros, mesmo no modo totalmente elétrico. Entre os carros mais vendidos em 2020 com essa tecnologia estão: Toyota Yaris , Toyota C-HR e Toyota Corolla.

 

·         Plug-in híbrido - A última etapa dos sistemas híbridos que mais se aproxima dos carros 100% elétricos e que estão na base dessa transição energética que está afetando o mundo automotivo é o híbrido plug-in. Neste caso, a presença de baterias com maior capacidade permite tirar partido da motorização mesmo em modo 100% elétrico por cerca de 50/70 km dependendo do modelo do carro. Este sistema também se distingue pela possibilidade de recarregar a bateria na tomada, além da regeneração clássica de energia cinética durante a frenagem. Entre os carros mais vendidos em 2020 com essa tecnologia estão: Ford Kuga, Volvo XC40 e Mini Countryman .

 

 

3. Carro híbrido vs. carro elétrico

 

Além da diferença substancial em um nível técnico que vê os carros elétricos deixarem completamente para trás qualquer forma de propulsão térmica, esses dois tipos diferentes de eletrificação diferem muito do ponto de vista prático. Os carros híbridos, aliás, tendo a gasolina ou o gasóleo como principal fonte de energia, permitem evitar problemas do ponto de vista da autonomia, um dos principais calcanhares de Aquiles dos automóveis 100% elétricos.

 

Ao contrário dos carros híbridos, que poluem pouco, mas não são totalmente “verde”, aqueles alimentados por motorizações totalmente elétricos têm um impacto ambiental igual a zero, não só em termos de emissões, mas também em termos de barulho poluição. Nesse sentido, para tornar a circulação desses carros mais segura, foi introduzida a obrigação de os fabricantes equiparem os carros elétricos com sintetizadores de som para alertar os pedestres da chegada.

 

 

4. Consumo de carro híbrido: economia e modelos

 

Uma das vantagens do carro híbrido é a economia em termos de consumo . A combinação de motores térmicos e elétricos, de fato, permite que esses carros ofereçam distâncias ainda maiores do que os carros a diesel.

 

O segmento de carros híbridos, com base no tipo de eletrificação considerado, oferece carros com uma faixa de preços muito ampla. Para aqueles que querem optar por um veículo mais "verde", sem gastar muito, o mercado de pequenas cidade carros e carros compactos oferece vários modelos econômicos.

 

Dirigir um carro híbrido significa dar uma contribuição concreta para a redução das emissões de CO2 , protegendo também a sua saúde. Entre as vantagens da tecnologia híbrida está também a redução da poluição sonora. As emissões de ruído do motor híbrido, na verdade, são decididamente mais baixas do que o tradicional.

 

No entanto, isso não afeta o nível de desempenho do carro em termos de velocidade e potência . Outro ponto forte do motor híbrido é a direção metropolitana. Perfeito para aceleração contínua e para arrancar nos semáforos, este tipo de motor é perfeitamente adequado para viagens curtas no trânsito caótico da cidade.

 

 

Gostou destas informações sobre carros híbridos? Aproveite e compartilhe esta matéria em suas redes sociais



Comentários


















Leia também:


Supermercado Pierim de Mococa anuncia nova loja em São José do Rio Pardo


Jovem de 19 anos morre baleado após briga em bar no centro de Poços de Caldas


Colisão entre duas motos deixa três ferido em Poços de Caldas


Com “Veredas de um amor sem fim”, Gabriel Modesto forma-se Técnico em Teatro

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br