SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Com “Veredas de um amor sem fim”, Gabriel Modesto forma-se Técnico em Teatro

04/11/2024

Compartilhar



O rio-pardense Gabriel Modesto, com 31 anos, filho do Sebastião e da Dulce, está se formando no curso de Técnico em Teatro pelo SENAC em São João da Boa Vista.

E seu trabalho de conclusão de curso envolveu atuação na peça “Veredas de um amor sem fim”, que foi apresentada em São José do Rio Pardo no último dia 26 de outubro com apoio do jornal DEMOCRATA, da Prefeitura Municipal e da agência Couchê.

A peça, inspirada na obra de João Guimarães Rosa, Claudia Barral e Renata Pallottini e recebeu adaptação de Marli Marques, que também dirigiu o espetáculo.

Gabriel conversou com o jornal e contou um pouco de si e da peça.

DEMOCRATA: Por que escolheu fazer teatro?
Gabriel: Desde criança, eu me interessava por teatro, mesmo sem entender plenamente o que era. Subia no sofá e jogava cartas de baralho para o ar, imitando o Silvio Santos: “Quem quer dinheiro?”. Criava histórias e personagens para brincar com os amigos. Meu primeiro contato real com o teatro aconteceu muitos anos depois, em 2008, quando assisti ao espetáculo "Sapecado", da Banda Mirim, que tem a Cláudia Missura, rio-pardense, como integrante, na antiga sede do Rio Pardo Futebol Clube. Fiquei encantado e queria fazer parte daquilo também. Foi então que procurei um grupo na cidade e encontrei a Fábrica de Expressão, sob a direção da Lúcia Vitto. Foram anos incríveis, repletos de trabalho e aprendizado. Eu sabia que era isso que queria fazer da vida, mas sempre escutava que era muito difícil ser artista no Brasil, que eu não conseguiria trabalho nem dinheiro. Por isso, acabei me afastando desse caminho e fui buscar outras oportunidades. No entanto, a chama do teatro nunca se apagou; mesmo distante, continuei fazendo arte de forma pontual. Anos se passaram até que chegou um momento que não consegui mais ignorar esse chamado. E é impressionante como o universo funciona: ao aceitar que era isso que eu queria para mim, apareceu uma publicação nas redes sociais sobre bolsas de estudo para o curso Técnico em Teatro do Senac São João da Boa Vista, que eu nem sabia que existia. Assim, recomecei e agora estou prestes a me formar, prestes a conquistar meu registro como ator profissional.

DEMOCRATA: Como é curso técnico em teatro no SENAC em São João (quantos anos de curso, etc etc)
Gabriel
: O Técnico em Teatro do Senac está na sua segunda turma, uma conquista recente. Ele é voltado para quem quer se profissionalizar como ator e tem duração de um ano e meio. Durante o curso, aprendemos sobre a história do teatro, tanto mundial quanto nacional, desenvolvemos técnica vocal e expressão corporal, exploramos as ideias de grandes teóricos como Stanislavski e Brecht, e muito mais. No final, apresentamos uma grande peça e, após isso, estamos aptos a emitir o registro profissional conhecido como DRT.

DEMOCRATA: Quem estiver lendo e se interessar, como faz para ter mais informações para se inscrever?
Gabriel:
Para quem quiser saber mais informações, acesse o site https://www.sp.senac.br ou entre em contato pelo telefone (19) 3366-1100.

DEMOCRATA: suas considerações finais:
Gabriel:
Muitas pessoas dizem que fazer teatro é difícil, mas o que poucos revelam é que, para um artista, não há como ser outra coisa. O aplauso da plateia, o sorriso de uma criança ou o brilho nos olhos de alguém tocado pela sua arte fazem tudo valer a pena. O teatro tem o poder de salvar vidas. Não deixe de seguir seus sonhos!
 



Comentários


















Leia também:


Mulher cai de carro durante perseguição policial e é presa por tráfico em Mococa


33° SESSÃO ORDINÁRIA


Justiça Eleitoral encerra processo contra divulgação de pesquisa eleitoral


Supermercado Pierim de Mococa anuncia nova loja em São José do Rio Pardo

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br