SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 34



Servir é mais importante do que ser servido

12/10/2021 - por Thiago da Silva Vieira

Jesus os chamou e disse: “Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. Marcos 10:42 - 45 NVI

Momentos antes de nosso Senhor Jesus advertir Pedro e seus discípulos sobre o perigo da atividade de Satanás contra eles, houve uma discussão acerca do qual parecia ser o maior entre eles. Eles estavam ansiosos para se tornarem ricos, poderosos e famosos. Segundo eles, o Messias havia chegado, e estava prestes a assumir o governo. Eles, seus fiéis seguidores iriam assumir posições de autoridade.

O pensamento deles acerca de Jesus e o reino de Deus estava errado. Jesus é o Rei todo-poderoso, mas não como os arrogantes e poderosos governantes deste mundo (João 18:36). Que usam o poder para serem servidos e oprimirem os seus governados. A ideia de governo dos discípulos era mundana, pois almejavam lugares de honra, de quem é servido, não de quem serve.

Muitas vezes, o nosso coração enganoso nos leva a pensar que somos melhores que os nossos irmãos, mas isso é um grave pecado, o pecado do orgulho que tão de perto nos assedia. Um grande inimigo que quando usado por Satanás pode nos levar à ruína, porque” a soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda”. Provérbios 16: 18. Satanás é especialista em derrubar crentes soberbos que pensam de si mais do que devem.

Essa autoconfiança é a negação da confiança em Deus e uma grande porta aberta para Satanás agir na vida dos crentes. Como prova disso, Pedro iria negar Jesus na mesma noite e Judas Iscariotes iria traí-lo.
Jesus dar a resposta aos seus discípulos mostrando que: “quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; Marcos 10:43 NVI
Jesus é o grande exemplo de um verdadeiro governante. Mesmo tendo autoridade sobre todas as coisas.

Ele veio ao mundo, não para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos. Jesus é um Rei que serve, nosso maior exemplo de humildade diante de Deus e de nosso próximo. Ele não é o tipo de rei que possui escravos para servi-lo com base na opressão, mas aquele que liberta escravos do pecado através de seu serviço supremo, dando sua vida.

Ele iria beber o cálice do sofrimento nas mãos dos poderosos deste mundo.

A cruz foi o trono onde nosso Rei foi coroado. Ao seu lado havia dois homens assumindo posições, um a direita e outro à sua esquerda. Eles dividiram com Jesus, não seu poder e glória, mas sua vergonha e morte. Ele venceu o egoísmo de Adão e também o nosso, servindo, humilhando a si mesmo.

As relações na igreja devem servir de luz para as relações na sociedade. Pois a igreja segue o governo servil de Cristo. Quem tem mais autoridade deve servir quem tem menos.

O maior será aquele que serve com humildade sacrificial o menor. O governo segundo Jesus, é serviço, não opressão. Não é igualitarismo generalizado, pois mantém relações de autoridade que devem ser obedecidas. Porém não permite que a autoridade seja opressiva. (Efésios 5.22-6.9).

Os cristãos não devem pensar de si mesmos mais do que o devido, não devemos estar preocupados com nossos status e reputação como definidos pela cultura. Ser cristão é ser servo mesmo ocupando a mais alta posição diante dos homens. Seguir Cristo não é construir uma escada rumo às posições mais altas na escala narcisista, mas descer carregando uma cruz seguindo nosso Senhor.

Por Thiago da Silva Vieira
 

Mais artigos de Thiago da Silva Vieira

12/10/2021 - Servir é mais importante do que ser servido


04/10/2021 - O vinho que evapora


30/09/2021 - O vapor da risada


13/09/2021 - Descontentamento com o vapor


05/09/2021 - Descontentamento com o vapor


29/08/2021 - Teologia pra que?


21/08/2021 - Alegria no Vapor


09/08/2021 - Você é um hipócrita?


18/07/2021 - Judas iscariotes, socialismo e os pobres


12/07/2021 - Usos e costumes: obras mortas e escravidão espiritual























Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 3608-5040
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br