SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Mulheres se reúnem para leitura e discussão de livros e textos filosóficos

13/11/2024

Compartilhar



Toda semana, na Casa Euclidiana, um grupo de mulheres se reúne para discutir filosofia, livros, autores e debater ideias – antigas e contemporâneas. O grupo literário se encontra toda quinta-feira para leitura de poemas, inclusive os próprios escritos.

Nesta semana, começaram a leitura de *O Pequeno Príncipe*, que tem muito conteúdo para reflexão. Na semana anterior, terminaram a leitura de *Fernão Capelo Gaivota*, de Richard Bach, que aborda a espiritualidade e o desenvolvimento espiritual.

Todas gostam de ler e formaram um grupo ligado à literatura. “Um grupo gostoso, muito harmônico”, disse Sônia Bertero, uma das integrantes. “Amamos poesia”, completou Nívea Goulart.

O grupo é composto por Nívea Goulart, Maria Teresa, Celina Saran, Sonia Bertero Stocco, Maria Benedita Bagodi, Ana Maria Simas, entre outras. O grupo não é exatamente aberto a novos membros; trata-se de um grupo que deve permanecer pequeno, buscando não se dispersar, como foi explicado à reportagem. Esta semana, aconteceu a 40ª reunião.

No início, o propósito foi a leitura de textos filosóficos, como *A Felicidade Segundo Aristóteles*, as mulheres na Grécia Antiga, e temas atuais, como textos de jornais. “Se o *Estadão* trouxesse um tema interessantíssimo, traríamos para cá para ser discutido”, explicou Sonia.

Como se vê, não se limitam apenas à filosofia e literatura, mas também tratam de atualidades. O grupo, na prática, serve para afiar as mentes umas das outras. Mulheres muito inteligentes, com uma mente ativa, que tratam as letras como um renomado chef trata a culinária. Saboreiam as palavras como se fossem um prato fino.

Cada uma das participantes escolheu seu próprio imortal como mentor, um membro da Academia Brasileira de Letras. Entre os imortais escolhidos estão Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Cora Coralina, entre outros.

Futuramente, a reportagem voltará para gravar algumas declamações e realizar entrevistas com cada uma delas, trazendo aos leitores do jornal um pouco do universo de leitura, filosofia e poesia dessas brilhantes mulheres. 

*Na imagem, Nívea Goulart. Maria Teresa, Celina Saran e Sonia Bertero Stocco



Comentários


















Leia também:


Audiência pública: avaliação de desempenho de servidores públicos municipais


Lançamento do Projeto Guri na escola


Dr. Guilherme Gomes assume a Delegacia de Defesa da Mulher em Rio Pardo


Surian é Penta Campeão na Argentina, superando a própria marca

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br