SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Polêmica vereadora: ceder vagas de jovens, da Frente de Trabalho, para aposentados

23/04/2025

Compartilhar



São José do Rio Pardo, abril de 2025 — Uma fala da vereadora Lúcia Libânio, proferida na semana passada durante sessão da Câmara Municipal (esta semana a vereadora faltou à sessão), gerou desconforto entre parlamentares e repercussão negativa junto à sociedade civil. A parlamentar defendeu que aposentados fossem incluídos no programa municipal Frente de Trabalho, atualmente voltado para a inserção de jovens no mercado profissional.

A proposta da vereadora implica em retirar vagas de jovens que buscam o primeiro emprego e fornecer estas vagas a aposentados. Destacou ainda na sua fala que estes aposentados, por já terem compromissos, não poderão trabalhar 8 horas diárias, como os jovens, já pleiteando melhores condições para os aposentados do que as que são ofertadas para jovens em início de carreira.

A proposta da vereadora, embora tenha levantado um debate legítimo sobre a reinserção de idosos no mercado de trabalho, foi criticada por não considerar o objetivo central do programa: oferecer formação, capacitação e oportunidade de primeiro emprego a jovens em situação de vulnerabilidade social e sem fonte de renda.

Será que, para gerar oportunidade de reinserção no mercado de trabalho para aposentados é necessário retirar oportunidades de jovens em busca do primeiro emprego, como restou da fala da vereadora?

Frente de Trabalho: foco na juventude

O programa integra uma série de iniciativas da atual gestão municipal, liderada pelo prefeito Márcio Zanetti e pelo secretário de Gestão, Paulo Boldrin, com o objetivo de ampliar a geração de empregos, especialmente entre jovens, e fomentar o empreendedorismo local. Entre essas iniciativas, destaca-se também a Casa do Empreendedor, um centro de atendimento que reúne serviços como PAT, Sebrae e Banco do Povo, além de ofertar cursos regulares.

Ao defender que aposentados passem a ocupar vagas no programa, a vereadora foi vista por colegas de plenário e por membros da comunidade como desalinhada com os princípios que norteiam a política de empregabilidade da gestão atual. A crítica central é que, embora aposentados possam enfrentar dificuldades financeiras, retirar vagas de jovens em início de carreira – grupo historicamente mais afetado pelo desemprego – comprometeria o propósito original da política pública.

Repercussão e críticas

Parlamentares manifestaram desconforto com a proposta, e setores da sociedade civil também reagiram negativamente. "Não faz sentido substituir jovens que buscam o primeiro emprego por aposentados que já contam com uma fonte de renda fixa, essa eu não entendi", comentou um dos vereadores com a reportagem.

Para especialistas, a inclusão de aposentados em programas específicos de recolocação pode e deve ser discutida, mas não às custas da política de inserção juvenil. “O correto seria criar um programa próprio para a terceira idade, respeitando as características e necessidades desse grupo, sem comprometer os avanços já obtidos na capacitação e empregabilidade de jovens”, afirmou outro vereador, ouvido pela reportagem.

Debate importante, mas exige cautela
O episódio revela a importância de se debater políticas públicas com responsabilidade e atenção às finalidades de cada programa. A fala da vereadora, ainda que possivelmente motivada por uma preocupação social legítima, evidencia a necessidade de alinhamento entre representantes eleitos e as diretrizes estruturadas pela administração pública.

No momento em que São José do Rio Pardo avança em iniciativas para dinamizar sua economia local e qualificar sua juventude, propostas como a defendida pela vereadora Lúcia Libânio acendem o alerta sobre a importância de preservar o foco e o público-alvo de políticas públicas específicas. 

Sobre isso, ainda, o editorial DISSONANTE A TODO TEMPO deste jorna.



Comentários


















Leia também:


Mococa recebe torneio de futebol em maio. Ainda há vagas para interessados


Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia: você sabe a diferença?


Nesta semana: Atendimento personalizado e único na odontologia


Educar Também É Frustrar: O Amor Que Limita é o Amor Que Prepara

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br