Pamela Zanardo escreve: Papel da Vitamina C para a Saúde
12/05/2025
Primeiramente, vamos entender o que são vitaminas: São compostos orgânicos essências para a vida, participam de reações químicas, e não possuem calorias.
A Vitamina C é uma vitamina da classificação das hidrossolúveis, ou seja, são solúveis em água, portanto são absorvidas e tem seu transporte através do sangue, e não são armazenadas em grandes quantidades no corpo, por isso é necessário o consumo diário.
Essa vitamina também é conhecida como ácido ascórbico que participa de várias funções corporais:
Possuem propriedade antioxidante, ou seja, combate os radicais livres que propiciam os processos inflamatórios
- Participa da síntese de colágeno
- Atua no processo de cicatrização
- Aumenta a absorção do ferro
- Diminui os processos de infecções
- Importante para o crescimento
- Participa da formação de dentes e ossos
- Age no metabolismo de aminoácidos
- Previne o escorbuto
Quais os alimentos podemos encontrar como fontes de vitamina C?
Vegetais verde, tomate, pimentão, repolho, espinafre, brocolis, frutas cítricas como laranja, limão, acerola, cereja, kiwi, morango, tangerina, melão
É necessário ficar atento, pois a vitamina C é oxidado pelo calor, ou seja, a exposição desses alimentos à luz solar perde quantidades significativas da vitamina C.
Armazenar verduras e legumes corretamente na geladeira evitam a perda e garantem as propriedades nutricionais desse nutriente nos alimentos.
A falta de consumo da vitamina C pode ocasionar o que?Escorbuto, que é defeito nos tecidos conjuntivos, ocasionando as seguintes manifestações clinicas:
- Dentes frágeis
- Anemia
- Fraqueza
- Perda se apetite
- Articulações inchadas
- Gengiva dolorida
- Hemorragias
- Dor no corpo
- Depressão
- Diminuição no crescimento
Porém, o excesso de vitamina C pode causar toxicidade no organismo, chamada de hipervitaminose, ocasionando cálculos renais, náuseas e diarreia.
A necessidade diária de ácido ascórbico varia de acordo com a idade e sexo, condições clínicas do indivíduo. Um adulto precisa em média por dia, 75mg para mulheres e 90mg para homens.
Para garantir o consumo adequado desse e de outros nutrientes é de fundamental importância o acompanhamento nutricional com um nutricionista para o planejamento dietético personalizado considerando e respeitando as características individuais, a fim de garantir o bom funcionamento e manutenção das funções corporais.
Pamela Bueno Zanardo é nutricionista (CRN3-35316) pela Universidade Nove de Julho/SP. Tem formação executiva em controle de qualidade dos alimentos e produção pela Universidade Nove de Julho, sendo especialista em nutrição clínica: metabolismo, prática e terapia nutricional pela Universidade Gama Filho/RJ. É Nutricionista Clínica no Hospital Santa Helena, Santo André-SP. Email: pamelazanardo@hotmail.com
Comentários
|