SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Alfabetização: prioridade em São José do Rio Pardo segue sendo debatida

14/05/2025

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A cidade de São José do Rio Pardo iniciou uma nova fase do Programa “Alfabetiza Juntos SP – 2025”, consolidando seu compromisso com a melhoria da alfabetização no ensino fundamental. 
A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Governo do Estado, integra as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, cujo objetivo é garantir o direito à alfabetização para todas as crianças brasileiras até o segundo ano do ensino fundamental e mostra o cuidado da secretária de Educação, Mariana Paniza, com o tema.
As primeiras formações desta nova etapa ocorreram nos dias 8, 9 e 14 de abril, reunindo educadores e gestores escolares da rede municipal. 
O processo formativo foi cuidadosamente planejado e busca alinhar as práticas pedagógicas locais aos princípios e metas estabelecidos nacionalmente, com foco na melhoria dos indicadores educacionais e na transformação concreta da realidade escolar.
Entre os principais eixos da iniciativa está a formação continuada de professores e gestores escolares, reconhecida como essencial para a qualificação do ensino. Os encontros têm promovido reflexões sobre o papel do docente alfabetizador, incentivando práticas pedagógicas fundamentadas, intervenções planejadas e um acompanhamento sistemático da aprendizagem. 
A alfabetização é abordada como um processo social relevante, que deve estar integrado ao cotidiano das salas de aula de maneira significativa.
A condução dos primeiros encontros ficou a cargo da formadora Fabiana Caixeta, do SESI, que proporcionou momentos de troca, acolhimento e aprofundamento pedagógico. 
A atuação da formadora foi destacada pela sensibilidade e competência, fortalecendo o engajamento dos participantes com os objetivos do programa.
A Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, Mariana Zanetti, ressaltou a importância das formações como oportunidade para o aprimoramento profissional e para a construção de estratégias colaborativas:
“A formação é uma oportunidade para os educadores e profissionais da educação enriquecerem sua prática pedagógica e trocarem experiências com os pares, buscando novas estratégias para a sala de aula e contribuindo com a aprendizagem dos alunos.”
A articulação local do programa está sob responsabilidade de Raquel Martins Folha, Articuladora Municipal RENALFA, que atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Raquel destaca que todas as ações estão orientadas pelo compromisso com uma educação pública de qualidade, sustentada pela colaboração entre os profissionais da rede:
“Motivados pela experiência das trocas e do aprender contínuo, professores e gestores sentem-se engajados, receptivos e mobilizados para o aperfeiçoamento da prática.”
Dando continuidade às atividades, no dia 7 de maio de 2025, foi realizado o segundo encontro formativo, desta vez voltado aos diretores das escolas e à equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação. 
A formação foi conduzida pela formadora Tatiane, do SESI-SP, que apresentou novas abordagens e contribuições para o fortalecimento das ações locais do programa.

Com um olhar atento às necessidades da rede e foco na aprendizagem dos estudantes, São José do Rio Pardo reafirma seu compromisso com políticas públicas que promovam o desenvolvimento integral das crianças, garantindo o acesso à leitura e à escrita como pilares fundamentais da cidadania e da inclusão social. 



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